• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Fragmentados de Neal Shusterman

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: Fragmentados
    Autor(a): Neal Shusterman
    Editora: Novo Conceito
    Gênero: Distopia
    Páginas: 320
    Ano: 2015
    Compare e Compre: Buscapé
    Adicione: Skoob
    Nota
    Sinopse: Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria .
    Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.
    O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.


    *Resenha originalmente postada no blog Doces Letras.

    Fragmentados é um livro que se passa depois de uma Segunda Gerra Mundial conhecida como Guerra de Heartland. Nel houve várias mortes e pra acabar com esse problema foi cria a "Lei da Vida". A partir dessa lei a criança fica protegida até os 13 anos. Mas até os 17 os pais podem decidir o que fazer com a vida delas. Caso eles não o queiram mais, eles são levados para serem fragmentados. Isso mesmo! Eles são dividos em vários pedaços e dado a quem precisa. A sociedade acha que assim a criança ainda continua viva.



    A Lei da Vida declara que a vida humana não pode ser tocada desde o momento da concepção até que a criança chegue à idade de treze anos.

    Quando a ordem de fragmentação é assinada, não se pode voltar atrás. E nesse livro conhecemos a história de Connor, Risa e Lev. Eles se conheceram ao tentar fugir dessa lei maluca. Eles precisam se esconder até completar 18 anos, que é com a idade que podem tomar suas próprias decisões. Mas será que eles vão conseguir se esconder tão fácil assim.


    Todo mundo sabia que uma ordem de fragmentação era irreversível, então gritar e brigar não mudaria nada.

    Assim que comecei a ler esse livro fiquei chocada com essa lei. E mais chocada ainda por ter pais que davam os seu filhos para serem despedaçados. Acho que ninguém tem o direto de decidir isso. Principalmente com uma criança.

    O livro é maravilhoso. Ao mesmo tempo que você fica com raiva de tudo que acontece, você quer saber mais sobre os personagens e o que vai acontecer na próxima página. Você fica revoltado com esse mundo que foi criado, mas o escritor escreveu de uma forma que parece ser real. Pra mim é um excelente livro de distopia. Os personagens são bem construídos e vemos eles crescendo conforme avançamos na leitura.

    A narrativa é intercalada pelo três personagens principais, ma temos alguns capítulos que outros personagens narram. A capa é legal, mas não acho que condiz muito com a história. Não achei erro de ortografia. E a diagramação é bem simples.


    Esse livro é super recomendado a todos que amam distopia, pois ele é totalmente diferente das que costumamos ler por aí.


    No final das contas, cada um desses jovens, exatamente como todos os fragmentários, tem uma história que merece dez pontos na escala de choradeira.



    21 comentários :

    1. Ola Su essa lei me deixou assim de queixo caído, por isso ainda não li o livro, ainda mais sabendo que haverá continuação, mas acredito que o autor foi perfeito ao criar uma distopia com um tema tão polêmico como esse, e sobre almas. Vou aguardar a continuação para ler. beijos

      Joyce
      www.livrosencantos.com

      ResponderExcluir
    2. Olá,
      Eu adorei esse livro. Mesmo ficando chocada vários vezes com ele. Eu não entendo como um pai ou mãe faz isso com um filho e ainda acha que é bom para eles. A cena da desfragmentação, me deu agonia.

      Blog Prefácio

      ResponderExcluir
    3. oi,

      Esse livro é perturbador não é mesmo???

      também fiquei chocada com essa de fragmentar as crianças...imagina!!! por mais que dêem trabalho mandar picotar meus filhos não é uma opção!!!! hehehe

      mas distopias são sempre bem vindas né??? eu adoro!!!!!
      Estou louca pela continuação que espero, esse livro tenha...

      bjs

      Eu Pratico Livroterapia


      ResponderExcluir
    4. Oiiie,

      Que história é essa de fragmentar crianças? E sabe, acho que não leria esse livro, acho não, certeza, gosto disso não kkkkkk tenho medo acho que nem conseguiria dormir depois kkk

      Beeijs

      Amantes da Leitura

      ResponderExcluir
    5. Olá!
      Já vi falar desse livro em vários blogs, mas essa é a primeira resenha que leio. Essa parece ser uma das distopias mais revoltantes que existem, não consigo imaginar um pai ou uma mãe mandando o filho para ser fragmentado por mais irritante que seja. Por mais que o livro me pareça incrível acho que não leria por saber que iria me revoltar muito durante ela.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    6. Olá Suélen.

      Fragmentados foi a melhor distopia que li esse ano.
      Eu amei do começo ao fim, me sentia sufocada cada vez que eles fugiam.
      Os dramas familiares, a mudança de Lev.
      Até o último momento sem saber o que aconteceria com os três.
      Eu me identifiquei muito com Risa, todos os capítulos eu saboreie e me agoniei em proporções iguais. hahahahah
      Espero que a NC lanbce logo o segundo livro para saber mais.
      Estou em cólicas.
      Parabéns pela resenha!

      Giuliana

      ResponderExcluir
    7. Olha eu sinceramente eu não tive muito interesse de ler esse livro, porque eu achei ele meio sinistro depois que fiquei sabendo que os membros dos personagens são separados do corpo e tudo mais. Tenho visto muita gente falando bem, mas eu não pegaria para ler não, porque sou bem impressionada com algumas coisas, por isso acabei passando por uma das meninas para resenhar no meu blog. Mas mesmo assim gostei da sua resenha. Ficou muito bem escrita e com certeza seus leitores vão gostar. Mas eu passei pra frente...hehehe

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-segredos.html

      ResponderExcluir
    8. Oiiie
      Não tenho vontade de ler o livro, vi alguns comentários positivos mas não é bem o gênero que procuro, mas sua resenha está ótima e é uma ótima dica para quem gosta do gênero, parece ser bem emocionante e tenso

      Beijos
      http://realityofbooks.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Já li várias resenhas desse livro e confesso que estou com um pouco de receio do que vou encontrar. Espero não me decepcionar quando surgir a oportunidade. O livro parece ser do tipo que me tira o folego, esse negocio de fragmentar crianças é um tanto incomum para mim. Mas estou ansiosa para o que vou encontrar.

      Beijos, Miih e o Mundo Literário

      ResponderExcluir
    10. Ah.... Que coisa!
      Acabei de ler uma resenha desse livro que me deixou um tanto desanimada e pensando que ele estaria fora da minha lista de leituras. Agora leio a sua e vejo que tem personagens bem construidos e que o livro é super recomendado. E com cinco estrelas...
      Fiquei super na dúvida se quero ou não ler.
      Acho que se não fosse uma distopia eu nem pensaria muito antes de dizer que quero ler. Acho que o jeito é procurar mais alguns comentários antes de decidir incluir o livro na lista...

      Beijinhos,
      Lica
      Amores e Livros

      ResponderExcluir
    11. Acho que nenhuma distopia me chocou tanto quanto essa... essa coisa da fragmentação me deixou completamente horrorizada, o pior é que a idade em que os pais podem decidir o destino dos filhos é a idade mais problemática, a adolescência! O governo realmente soube escolher a época ideal para permitir uma coisa absurda dessas, a melhor idade para conseguir muitos órgãos, com certeza. Apesar de realmente ter sentido muita raiva, também adorei o livro.

      Beijo!

      Ju
      Entre Palcos e Livros

      ResponderExcluir
    12. Olá,

      Uma amiga me recomendou a leitura e quando ela começou a falar do livro me interessei de cara. Não irei ler este ano, porque minha cota de leitura distópicas já foram ultrapassadas esse ano. Mas ano que vem com certeza lerei.

      Beijos,
      entreoculoselivros.blogspot.com

      ResponderExcluir
    13. OI,

      Gosto muito desta frase do livro "Só porque a lei diz, não significa que é verdade". Eu me imagino em uma sociedade onde quem não é aceito é fragmentado. No fundo, já vivemos em uma sociedade assim, onde quem não tem dinheiro vive jogado as traças. Vou comprar este livro na black friday porque ele estava na minha lista de desejos desde o início do ano.

      Beijos
      Juci Pauda
      jusemfrescura.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    14. Oiii!


      Eu ainda não li esse livro sabe? E descobri que não sou a maior fã de distopia do mundo, as leituras seeempre são mais arrastadas pra mim.
      Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro porque todo mundo elogia muito a escrita do autor e de conhecer esse universo criado por ele.
      Gostei da sua resenha!!


      Beijinhos,
      www.entrechocolatesemusicas.com

      ResponderExcluir
    15. Oiii!


      Eu ainda não li esse livro sabe? E descobri que não sou a maior fã de distopia do mundo, as leituras seeempre são mais arrastadas pra mim.
      Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro porque todo mundo elogia muito a escrita do autor e de conhecer esse universo criado por ele.
      Gostei da sua resenha!!


      Beijinhos,
      www.entrechocolatesemusicas.com

      ResponderExcluir
    16. Oi Su =)

      Eu li esse livro recentemente e também achei bem chocante o enredo e tudo que os protagonistas passam fugindo da fragmentação. Realmente é um tema inovador e de arregalar os olhos. Imagina só, pais fazendo isso com seus próprios filhos, depois te terem convivido com eles por mais de uma década?
      Eu só achei que o autor se perdeu um pouco no meio do caminho e a história perdeu aquela faísca de adrenalina lá pelo meio da história.. E isso me desanimou =/ Mas, com certeza, é um livro bastante diferente e inovador =)

      Beijos

      Every Little Book

      ResponderExcluir
    17. Olá amiga
      Tudo bom?
      Mesmo você tendo gostado do livro, eu infelizmente não gostei, até tentei começar a ler, por ser distopia e adorar, mas achei o livro meio sem pé nem cabeça, me decepcionou muito.
      Beijos

      ResponderExcluir
    18. Olá!

      Amo distopias, e esse livro está na minha lista desde seu lançamento! Apesar do gênero estar meio saturado, esse tem destaque por causa das leis e pela reflexão que ele faz o leitor ter.

      resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

      ResponderExcluir
    19. Oi Su, sua linda, tudo bem
      Essa é a segunda resenha que leio desse livro hoje, ele já está no topo da minha lista de desejados. e como disse antes, eu fiquei toda arrepiada quando vi o booktrialer e chocada com o enredo. Não sei o que é mais cruel, as pessoas que fazem isso, ou os pais que os entregam para a fragmentação. Todos eles são monstros!!!!! Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!!!!
      beijinhos.
      cila.
      http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    20. Oi!
      Eu amo distopias, e esse está na minha lista de desejados a algum tempo já.
      Acho que o que torna esse livro tão incrível é ver até onde a humanidade chegou, e ainda por cima ler algo que parece tão real, que faz você pensar que pode realmente acontecer.
      Adorei a resenha, e espero que eu possa ler em breve

      ResponderExcluir
    21. Eu li o primeiro capitulo lol e quero.muito esse livro acheibessa historia foda e a curiosidade de saber se vao sobreviver ate os 18 e muito grande

      http://estilodenerd42.blogspot.com.br

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D