• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [Especial Romance de Época] Filmes






    Olá Galerinha.

    Tudo bom?

    Hoje vou apresentar para vocês alguns filmes sobre romance de época, que particularmente adoro.



    ORGULHO E PRECONCEITO


    Sinopse e detalhes


    Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.
     A trama se passa no final do século XVIII, quando o sonho da maioria das garotas era encontrar um homem rico que lhe garantisse um bom futuro. Mas Elizabeth (Knightley) não quer seguir os planos impostos pela família, apaixonando-se por um homem tímido e misterioso (Matthew MacFadyen).
     Orgulho e Preconceito, do mesmo diretor de Anna Karenina, confirmou o gosto de Keira Knightley por produções de época. Ela já tinha interpretado o papel feminino principal em Rei Arthur (2004) - filme mais voltado para a ação do que para o romance -, mas depois experimentou outros romances clássicos em Desejo e Reparação (2007) e A Duquesa (2008).

    CASANOVA
    Sinopse e detalhes


    Pela 1ª vez em sua vida, Casanova (Heath Ledger) encontra uma mulher à sua semelhança. A bela veneziana Francesca Bruni (Sienna Miller) acaba de fazer algo que Casanova acreditava ser impossível de acontecer: rejeitá-lo. Usando os mais diversos disfarces e estratégias, ele aos poucos se aproxima de Francesca. Na tentativa de conquistá-la, ele coloca em jogo sua reputação e até mesmo sua vida.

    A história de Casanova (2005) é outra lenda da literatura romântica, sobre um homem conquistador, que nunca se apaixona, até ser rejeitado pela primeira vez. Heath Ledger interpreta o galanteador, mas apesar de todo o seu charme, Francesca (Sienna Miller) o recusa. Este homem começa a usar todas as suas artimanhas, correndo o risco de destruir sua reputação e sua vida.
     Com o slogan "Não há maior aventura que o amor verdadeiro"Casanova foi dirigido por um cineasta que não tem medo de ser romântico ou piegas demais: Lasse Hallström. O filme teve um sucesso apenas modesto, mas ainda é lembrado tanto pelos fãs de histórias de amor quanto pelos adoradores de Ledger, que viram o ator no último filme de época antes de sua morte, em 2008.

    ELISABETH

    Sinopse e detalhes



    Inglaterra, 1554. O país está dividido entre católicos e protestantes. Mary Tudor (Kathy Burke) está no poder e uma católica fervorosa, mas tem um tumor que a deixa com os dias contados. Sua meia-irmã, Elizabeth (Cate Blanchett), uma protestante convicta e a primeira na linha de sucessão. Elizabeth levada até a rainha, que tenta fazê-la prometer que o país seguirá o catolicismo. Mas, apesar de poder morrer, Elizabeth diz que será fiel sua consciência. Já no leito de morte de Mary Tudor, o Duque de Norfolk (Christopher Eccleston) tenta fazer em vão com que a rainha assine a pena de morte de Elizabeth que, com a morte de Mary, coroada rainha. Entretanto, Elizabeth herda um país falido, sem exército e com inimigos por todos os lados, até mesmo na sua própria corte, forçando-a a calcular cada passo para permanecer no poder. Inicialmente ela comete erros graves, mas gradativamente vai se firmando e, sempre aconselhada por Sir Francis Walsingham (Geoffrey Rush), ela planeja matar todos os seus inimigos para consolidar seu poderio.

    Além de ser um romance de época, Elizabeth (1999) também apresenta a biografia da Rainha Elizabeth I, no século XVI. Na época, a Inglaterra é o palco de um confronto sangrento entre católicos e protestantes. Quando Elizabeth (Cate Blanchett) conquista o poder, ela deve enfrentar a oposição dos padres, a resistência dos nobres ao seu romance com o lorde Robert Dudley (Joseph Fiennes) e a falência iminente do reinado.
     Com uma atuação poderosa de Blanchett e diversos coadjuvantes talentosos (Geoffrey RushChristopher Eccleston), Elizabeth obteve um grande sucesso em 1998, sendo indicado a 7 Oscar. Uma sequência foi preparada nove anos mais tarde: Elizabeth - A Era de Ouro (2007), com Blanchett voltando ao papel da rainha dividida entre guerras, amores e complôs. O filme venceu diversos prêmios pelos figurinos, maquiagem e cenários.

    MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA

    Sinopse e detalhes



    Em pleno século XVII vive Griet (Scarlett Johansson), uma jovem camponesa holandesa. Devido a dificuldades financeiras, Griet é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer (Colin Firth), um renomado pintor de sua época. Aos poucos Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos: a tela "Girl with a Pearl Earring".

    O romance Moça com Brinco de Pérola (2003) reuniu dois atores que transitam sem dificuldade pelas produções de época: Colin Firth, que interpreta o pintor Johannes Vermeer, e Scarlett Johansson, no papel de uma jovem camponesa que trabalha na casa do artista, e acaba se tornando o tema do famoso quadro Moça com Brinco de Pérola.
     Ao tentar reproduzir a luz peculiar dos quadros do pintor, o filme foi indicado a 3 Oscar, pelos trabalhos de fotografia, direção de arte e figurinos. Johansson voltaria a interpretar uma jovem moça ingênua no romance de época A Outra (2008), ao lado deNatalie Portman, enquanto Firth ganharia o Oscar de melhor ator justamente em um filme de época, O Discurso do Rei (2010), no qual interpreta o rei George VI.

    RAZÃO E SENSIBILIDADE

    Sinopse e detalhes



    Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã prática (Emma Thompson), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra (Kate Winslet) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade flor da pele.

    Entre os vários livros da escritora Jane Austen adaptados aos cinemas, talvez Razão e Sensibilidade (1995) seja o mais popular. Dirigido pelo eclético Ang Lee (As Aventuras de Pi), o filme trata da sina de três irmãs, em má situação financeira após a morte do pai. Devido à falta do dote, tanto a tímida Elinor (Emma Thompson) quanto a espontânea Marianne (Kate Winslet) têm dificuldades em encontrar pretendentes. O drama segue a trajetória amorosa das duas.
     Razão e Sensibilidade tem todos os ingredientes de um bom romance de época, com belos cenários, figurinos e maquiagem impecáveis, além de diversos amores traçados pelo destino. Emma Thompson e Kate Winslet estão perfeitas como duas irmãs completamente opostas.

    É isso ai galerinha!
    Amanhã tem mais especial para vocês! Já viram algum desses filmes?
    Beijos

    11 comentários :

    1. Não costumo ver muitos filmes desta época, leio mais livros mesmo. Apesar disso, gostei das dicas de filmes.
      Bjs, Rose.

      ResponderExcluir
    2. Gente..eu amo romances de época e nao acredito que ainda não tenha visto nenhum.
      Os da Jane Austen eu ainda não vi pois quero ler os livros primeiros. Mas vou procurar pelos outros. Adorei as dicas.

      livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    3. Olha eu tenho que confessar que até hoje eu ainda não assisti nenhum filme de época e
      só agora estou lendo um livro de época - MUITO MAIS QUE UMA PRINCESA e estou adorando. Espero poder ainda ler outros livros e também começar a ver filmes, porque devem ser muito bacana. O unico que vi que pode até ser considerado de época é aquele Austelandia sabe? Eu gostei bastante. Mas queria ter pego desde do inicio para entender melhor a história. Enfim...

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-entrelinhas.html

      ResponderExcluir
    4. Oi, flor!
      Ainda não assisti a Casanova, Elisabeth e Razão e Sensibilidade! :O Adorei as dicas e seus comentários sobre cada filme. Fez-me notar que são bons entretenimentos e não pretendo perdê-los, haha.

      Estou curtindo muito esse especial de vocês!

      Beijos!
      http://www.myqueenside.blogspot.com

      ResponderExcluir
    5. Oi Su, sua linda, tudo bem
      Ah, suspirando aqui!!!!! Acho que já falei que a Jane Austen é a minha Diva!!!!! Já perdi a conta de quantas vezes eu li e vi os filmes dela. Eu vi todos os que você citou, sou fã de épicos, logo não perco nada, nem filmes, risos... Mas confesso que não gostei da história do filme Moça com brinco de pérola.
      Estou amando esse especial de vocês.
      beijinhos.
      cila.
      http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Olá, tudo bem?

      Adorei as indicações, alguns, já assisti. Fiquei curiosa com o filme "Moça de brinco de pérola",nunca tinha visto nada sobre ele e fiquei curiosa.

      Beijo!
      Ana.

      ResponderExcluir
    7. Olá!
      Dos filmes que você mencionou, eu só vi Orgulho e Preconceito e ele é um dos filmes mais lindos que eu já vi. Vou dar uma pesquisada nos outros filmes, pois parecem que são lindos.

      http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. Ótima postagens meninas, assisti Casanova e adorei, principalmente do figurino utilizados nessas produções são lindos e uma riqueza de detalhes, preciso assistir Orgulho e preconceito sem falta. beijos

      Joyce
      www.livrosencantos.com

      ResponderExcluir
    9. Dos filmes citados o único que tenho vontade de assistir é Orgulho e preconceito. Assim como os livros, não curto romances de época em formato de filme...sou chata né hehe
      http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    11. Oi! De todos os filmes eu só assisti Orgulho e preconceito. Adorei o filme e o livro. Uma obra sensacional. =) os outros eu conhecia de nome e tenho a maior vontade de assistir. Vou tirar um tempo para isso!

      Suas dicas ficaram sensacionais!
      Beijinhos! *-*
      Pensamentos Valem Ouro

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D