• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [Divulgação] Semana Violetas ao Vento - Violência Doméstica

    Olá meus amores!
    Tudo bem?
    Hoje é o quarto e penúltimo dia da Semana Violetas ao Vento, e vamos falar sobre um tema bem polêmico, violência doméstica.



    Violetas ao Vento é um drama por mais que seja um romance adolescente. Todos os problemas da nossa protagonista giram em torno de algo muito sério: a violência doméstica.
                Desde criança, Violeta presencia a agressão sofrida pela mãe dentro de casa. Seu pai não mede forças com ela. Ver a mãe apanhar diariamente sem fazer nada, algumas vezes até sobrando para a própria Violeta, a afeta de diversas formas.
                Violeta se sente inútil, incapaz de salvar a mãe, uma mulher que foi apagando com o tempo; não é mais a mesma de antes. Toda essa vivência de agressão se reflete nela, que passa a ser uma menina introspectiva, tímida e com medo das coisas. Ela também não se acha boa para determinadas situações ou pessoas.
                Além da violência física, Violeta vive em uma família totalmente machista em que o homem sempre manda em tudo, e cabe às mulheres obedecer e servir. Violeta se vê condicionada a servir o pai e o irmão e, por mais que não ache certo aquilo, não tem forças para lutar contra.
                Escolhi escrever sobre isso porque, infelizmente, ainda é algo que acontece com frequência. Já presenciei e fiquei sabendo de casos na minha própria família. Dessa forma, decidi discutir esse assunto, que ainda precisa ser tratado para que possamos evitá-lo.
                Algo que me deixou surpresa ao escrever sobre isso, foi que 3 em cada 5 betas disse que sabia o que era aquilo, que entendia as dores da Violeta porque já passara por isso ou conhecia alguém bem próximo que ainda presenciava esse tipo de violência. Eu realmente fiquei chocada. Sabia que ainda era comum, só não imaginei que tanto.

               
    Quotes:

    Minha surpresa logo se transformou em desespero quando o vi partindo para cima dela. O tapa que a acertou no rosto a fez cair de joelhos no chão sobre os cacos do vaso.

    Quando ele levantou, não me mexi, mas Olívia sim, e entrou na frente, segurando-o pelo braço.— Não bata nela — choramingou um pedido.No entanto, quem levou um tapa foi ela, que caiu no chão. Olga gritou, e fui levantada pelo braço, ficando cara a cara com aquele homem por quem nutri nojo, repugnância, pavor...


     Beijinhos!








    10 comentários :

    1. Olá, Suelen!
      Nunca tinha lido um livro ou sinopse com tema tão forte. Mas é como está no texto: pensamos que é comum, mas não vemos isso acontecendo perto de nós. Quem sabe com mais livros e notícias sobre o assunto, as vítimas tenham mais coragem. Gostei da iniciativa.
      Beijos.
      http://leituraassidua.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. Tealmente quero ler . E violencia domestica e tao gravece comum q me assusta isso tirando a muitas q vivem submisas e com medo mesmo nao apanhando essa visao machisya tem de acabar

      ResponderExcluir
    3. Olá!
      Nunca havia ouvido falar sobre este livro ou qualquer outro com um assunto forte. Infelizmente, é algo que acontece fora dos livros cada vez com mais frequência e triste saber que muitas mulheres não têm muito o que fazer. Parece uma leitura só para aqueles que têm "estômago forte"...

      Beijos,
      Império Imaginário | Goulart, F.

      ResponderExcluir
    4. Oi, tudo bem?
      Gostei muito da história que o livro nos conta. O tema que ele aborda é ótimo, eu nunca li/vi um livro que conta sobre alguém que sofre violência domestica dentro de casa. Quero muito conhecer um pouco mais do sofrimento dessa protagonista que é obrigada a conviver com cenas horríveis dentro de casa.

      Victor Tadeu, blog Desencaixados
      http://desencaixados.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    5. Oie
      Fiquei bem curiosa viu, quero saber mais da história... Esse é um tema tão delicado e que ocorre com tanta frequência que da até medo. Bjs
      http://notinhasderodape.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    6. Olá Su!
      Fiquei muito curioso pela história. Eu gosto muito de livros que abordam temas assim, que a sociedade tenta ignorar mas que ainda é algo sério e muito presente em vários locais.
      Adorei o post!

      Beijos
      http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    7. Olá, adorei o post! Fiquei super curiosa para com o livro/ história, pois acho que esse é um tema superimportante na sociedade a qual vivemos, porém, não é tratado com o cuidado e a atenção que merece, o que é realmente uma grande pena.
      Beijo,
      http://www.entreleitores.com/

      ResponderExcluir
    8. Não conhecia esse livro, mas gostei bastante da resenha
      E fiquei bem curiosa, ainda mais se tratando de um tema tão forte e delicado
      Já estou seguindo ;)

      Beijos
      http://pocketlibro.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    9. Nossa, bem tenso esse lance de violência doméstica. E pior ainda saber que isso é real na vida de tantas pessoas, doeu meu coração ler essa constatação da proximidade da violência. É sempre bom incluir esses temas polêmicos/sociais na literatura, abre nossos olhos pra delicadeza do assunto.
      Beijinhos!
      Giulia - www.prazermechamolivro.com

      ResponderExcluir
    10. Pois é esse tema é delicado mesmo
      3 DE 5 betas conheciam alguém que sofre a violência.
      É muito triste mesmo
      Adorei essa projeto

      http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D