• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [Divulgação] Semana Violetas ao Vento - Florbela Espanca

    Olá meus amores!
    Tudo bem?
    Hoje é o quarto dia da Semana Violetas ao Vento, e o assunto desse post é sobre uma grande poetisa.
    Vamos conhecer?




    Florbela foi uma poetisa portuguesa que nasceu em 1894 e morreu em 1930.
                Suas poesias refletem muito os seus sentimentos, como solidão, desilusão, sofrimento, e passa também pela ternura, paixão, felicidade e, em alguns, erotismo. Alguns dizem que suas poesias são autobiográficas, e não duvido disso.
                Em Violetas ao Vento, Violeta ganha de uma amiga um livro da Florbela Espanca, A mensageira das violetas. Ela o lê rapidamente e adora. Daí para frente, passa a citar as poesias de Florbela em determinados momentos.
                Como as poesias de Espanca retratam muito a solidão, sofrimento e coisas assim, Violeta logo se identifica, pois sua vida não é das melhores. Ela sofre muito por causa da desestrutura familiar, o que afeta a sua personalidade (falaremos disso depois).
                Violeta encontra na poesia um refúgio dos seus problemas, ainda mais nas de Florbela, que a retratam como nenhuma outra já fez; ela se vê espelhada naqueles versos.

    Quotes:

    — Não precisava, mas obrigada — desembrulhei o presente e vi que ela me dera um livro. Li o título em voz alta: — A mensageira das violetas.            — A sua cara, não é? — perguntou toda animada e não me esperou responder. — São poesias da Florbela Espanca — apontou para o nome na capa gasta. — Ela é portuguesa. Acho que você vai gostar. Comprei em um sebo.

    Como podia simples palavras expressarem todo o meu sofrimento? Os versos de Florbela Espanca continuaram a reverberar dentro de mim: Nesse triste convento aonde eu moro, Noites e dias rezo e grito e choro! E ninguém ouve... ninguém vê... ninguém...

    Beijinhos!


    10 comentários :

    1. Olá,

      adorei essa premissa. ainda não conheço as obras da Florbela, e confesso que acho que ao ler esse livro Violetas ao Vento, o leitor vai se sentir instigado a ler a obra da poetisa,o que é ótimo.

      att,
      decaranasletras.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. Oiee ^^
      Adorei o verso que você citou ali em cima, "E ninguém ouve... ninguém vê...ninguém". Estou cada vez mais curiosa para ler esse livro, algo me diz que eu vou gostar bastante da protagonista, e mais ainda das poesias que ela citará...haha'
      MilkMilks
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    3. Oii, tudo bem?
      Eu estou ficando cada vez mais curiosa para poder ler esse livro, eu adorei o post de hoje pois ainda não conhecia a autora, com certeza irei ficar de olho :)

      www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    4. Olá! Também gostei da premissa, ainda mais por ser de um poetisa portuguesa! A literatura de Portugal trouxe muitos talentos ao decorrer dos anos, principalmente no fim do século XIX e inicio do XX, como no caso dela. Ou seja, ela está super bem acompanhada! Dica anotada

      ResponderExcluir
    5. Menina, esse livro tem deixado o mundo curioso, quero saber mais...

      ResponderExcluir
    6. Oi, flor, entãooo... poesia realmente n me interessa muito, haha, então n fiquei muito interessada no livro ^^
      www.muchdreamer.blogspot.com

      ResponderExcluir
    7. Oie, Suelen!
      Ótima dica para quem gosta de poesias, mas realmente não é pra mim. Mesmo assim, que venha a semana de divulgação! hahaha
      Com carinho,
      Celly.

      Me Livrando || Livre-se você também!

      ResponderExcluir
    8. Oi oi!
      O livro parece ser muito bom, mas não leria. Não curto poesia, não faz meu tipo de leitura, sempre empaco, então...
      Mas sucesso para o livro, beijão!

      ResponderExcluir
    9. Oie, ta todo mundo falando desse livro né?! Preciso ir comprar ele o mais rápido possivel! E sobre poesias 💜 amo.
      Bjuss

      ResponderExcluir
    10. Oiii.

      Estou adorando essa ideia de uma semana voltada a uma obra assim. Os quotes mais do que qualquer outra coisa, tem me deixado curiosa, você com certeza escolhe a dedo os que vai nosa apresentar junto a sua opinião. hehhee.

      Beijos!
      Livros & Tal [livrosetalgroup.blogspot.com.br]

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D