• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Resenha O Pianista de Wladyslaw Szpilman

    Olá queridos leitores,hoje acredito eu, que seja minha primeira resenha propriamente dita.Enquanto minhas séries chegam parceladas pelos correios,resolvi dividir meu tempo entre estudo,trabalho e ebooks enquanto eles não chegam.
    E hoje irei resenhar sobre o livro O pianista uma autobiografia de Wladyslaw Szpilman no qual gerou um filme de Roman Polanski de mesmo nome,ganhador de três Oscars, nas categorias de Melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro adaptado. Ainda foi indicado nas categorias de melhor filme, melhor fotografia, melhor figurino e melhor edição.
    Então vamos a resenha.



    Informações:
    Título: O Pianista
    Autor(a): Wladyslaw Szpilman
    Editora: Record
    Pág: 240
    Onde comprar:

    Sinopse:

    Neste livro, jovem e talentoso pianista, recupera suas memórias e as de seus parentes no Gueto de Varsóvia, durante a Segunda Guerra. O autor narra a deportação e morte de toda a sua família, construindo um documento emocionante sobre o Holocausto. Roman Polanski se inspirou no livro para digirir o filme homônimo, vencedor do festival de Cannes.


    Resenha de Tatiane Rosa

    Wladyslaw Szpilman era um pianista treinado, um polonês e  judeu, e em O Pianista , ele explica como ele sobreviveu a II Guerra Mundial, no Gueto de Varsóvia. Parece o tipo de livro que você gostaria que seus filhos lessem na escola,e pensar que um dia ele já fora proibido. Você pode compreender sua veracidade pelo subtítulo: A história extraordinária da "sobrevivência de um homem" em Varsóvia. Os judeus no gueto foram mortos pela polícia alemã,  morreram de fome, outros foram reunidos em vagões de gado e levados para campos de concentração onde foram mortos . Este último aconteceu com a família de Szpilman. 

    Os familiares de Szpilman foram deportados para Treblinka, onde foram exterminados,e  ele só sobreviveu porque um policial amante de música clássica o reconheceu. Este foi apenas o primeiro de uma série de fugas fatalmente dotada de sorte que cobriria a sua vida  naquele período.Como ele se escondeu entre os escombros e cadáveres do Gueto de Varsóvia, crescendo mais decrépito e com mais fome, mas condenado a viver. 

    Ironicamente, foi um oficial alemão, Wilm Hosenfeld, que salvou a vida de Szpilman, trazendo alimentos e um edredom para a ruína abandonada onde o descobriu. Hosenfeld morreu sete anos mais tarde, em um campo de trabalho de Stalingrado, mas partes de seu diário, reproduzido no livro, diga de sua incompreensão indignado da loucura e do mal que ele testemunhou, estabelecendo um contraponto eficaz para aterrar a visão de pesadelo do pianista em uma realidade desesperada.

    Szpilman originalmente publicou seu relato na Polônia em 1946, mas foi quase imediatamente retirada por asseclas poloneses de Stalin como desavergonhados descritos colaborados por lituanos, ucranianos, poloneses e judeus com os nazistas. Em 1997, foi publicado na Alemanha após o filho de Szpilman encontrar em uma estante de seu pai. Havia 3.500.000 judeus na Polônia antes da ocupação nazista, depois que ele havia escrito 240.000.O Pianista conta a extraordinária história de Wladyslaw Szpilman de sua própria sobrevivência miraculosa na qual oferece uma poderosa voz ao longo dos anos para os milhões sem rosto que perderam suas vidas.

    Opinião sobre o livro:
    A minha opinião é integralmente dada pela leitura já que não tive oportunidade de ver o filme,mas depois de li toda esta narração minuciosamente detalhada com certeza irei assisti-lo.

    A história é devastadora e também nos põe em questão de como alguém pôde e conseguiu sobreviver a tudo isso sem transparecer toda esta sequela ao longo de sua vida.

    Durante e ao fim dos relatos ficou claro que os fantasmas de todo o holocausto nunca abandonara Szpilman.
    Este livro é excelente para amantes de história mundial propriamente dita e para aqueles interessados em auto biografia,também recomendo a estudantes para aperfeiçoamento da matéria,pois isto não é o que lemos nos livros de história e sim fatos veridicos que um dia fora assistido ao vivo e a cores e sentido na própria carne.

    Quanto ao quotes:Não Tenho palavras,o livro inteiro é impactante!!!!!

    Eu recomendo a todos,não é um livro arrastado e também não é tão longo.Mas para aqueles que não suportam o sofrimento alheio,não é recomendável.

    Pontuação:

    Trailler do Filme - O Pianista




    Tatiane Rosa

    10 comentários :

    1. É uma história linda, nunca li o livro, mas o filme eu amo!

      ResponderExcluir
    2. Eu já tinha ouvido falar do filme, mas nunca o assisti. É legal saber que a história desse incrível pianista virou um filme, até porque, sou apaixonada por pianos!

      ResponderExcluir
    3. Eu não gosto de livros assim eles me deixam entendida, gosto de livros cheios de romance teen e atuais, não gosto de nada que envolva guerra, pois personagens que eu gosto acabam morrendo

      ResponderExcluir
    4. Deve ser um livro para refletir muito, mas não sei se conseguiria levar a leitura adiante, por ser um livro sobre guerra, se é que se pode chamar de guerra essa completa crueldade. Obrigada pela resenha.

      ResponderExcluir
    5. Olha esse livro me pareceu ser bem intenso, fiquei curiosa com ele, pois nunca tinha ouvido falar dele!

      Holocausto na minha opinião é uma barbarie, como alguém pode matar inocente a troco de banana...

      Gostei da sua resenha e vou procurar pelo livro e filme!

      Beijinhos

      As Leituras da Mila

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ele é muito intenso sim Michelle e bastante minucioso.Chega haver partes que parece que a imagem é retratada em nossas mentes,e no fim nos deixa sem palavras,sem opiniões...Em silêncio como se tivesse velando por todos que se foram...

        Excluir
      2. Caramba, então deve ser bom mesmo, amo tanto filme, como livros minuciosos, que nos explicam tudo sem deixar nada de fora!

        Beijinhos

        Excluir
    6. MISERICÓRDIA AMO ESSE FILME =OOOOO
      NÃO SABIA QUE TINHA UM LIVRO DELE. Se o filme já é mega dramático e super merecedor dos prêmios que ganhou, imagina o livro? Preciso do livro \o/

      ResponderExcluir
    7. o livro e otimo eu tenho o livro e me apaixonei kk e otimo quanto o filme quanto o livro.

      ResponderExcluir
    8. Pode escrever algumas passagens importantes?

      Citá-las e comentar?

      Valeu!!!

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D