• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Os Meninos da Biblioteca de João Luiz Marques

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: Os Meninos da Biblioteca
    Autor(a): João Luiz Marques
    Editora: Biruta
    Gênero: Literatura Nacional / Infanto-juvenil
    Páginas: 168
    Ano: 2015
    Compare e Compre: Buscapé
    Adicione: Skoob
    Nota
    Sinopse: Heitor estava cansado de escrever só para o seu blog, o Blog do Le-Heitor. Estava em busca de uma história da qual fizesse parte. Uma história de livro, mesmo… Mas durante essa busca surge mais um problema: a biblioteca do seu bairro está ameaçada de demolição!
    E na luta pela proteção de sua biblioteca, o garoto acaba recebendo uma ajuda inusitada: os personagens dos seus livros prediletos sairão das páginas para participar dessa difícil batalha.


    Heitor é um pré-adolescente que ama a leitura. Ele adoro a biblioteca da sua cidade e criou um blog chamado Le-Heitor para escrever sobre o que achou de seus livros e outras coisas. Só que ele não está satisfeito em só ler os livros. Heitor quer ser um dos personagens e escrever a sua própria história, só que ele não sabe como fazer.


    Tenho um blog, o blog do Le-Heitor, onde conto as minhas aventuras no mundo da literatura. Já li muitos livros, fui a lançamentos e sessões de autógrafos, conheci escritores e ilustradores, ganhei amigos, fui a feiras de livros e fiz outros passeios literários. Também organizei clubes de leitura e ainda participei da luta em defesa da biblioteca do meu bairro, mas o que eu mais queria, mesmo, era virar personagem de um livro.

    Além de sua ideia de escrever um livro, Heitor se vê abaldo pois a sua tão amada biblioteca vai ser demolida pela prefeitura, para ser construído um condomínio residencial. Ele se junta com vários moradores e montam uma manifestação para tentar deter a venda do imóvel. E é nessa hora que Heitor tem a ideia de como escrever o seu livro.

    Eu não sou muito de ler histórias infanto-juvenil, mas quando vi o book tour desse livro me interessei. Heitor é um menino muito esperto que te cativa logo de cara. É uma criança afrente do seu tempo, pois tem um objetivo na vida e tenta a todo momento colocá-lo em prática.

    A história é muito dinâmica e cheia de ilustrações, isso nos motiva muito a ler. O autor escreve de forma que o publico alvo desse livro possa entender e se maravilhar com a história. Além da escrita e da luta, o autor trata de temas como amizade, iniciativa, buscar pelos sonhos e como juntos podemos lutar pelos nossos direitos.

    A capa do livro é bem abstrata, a deixa o leitor imaginar o que ele quiser. As folhas são brancas e tamanho da fonte é ótimo para leitura. A diagramação é perfeita e tem várias ilustrações.

    Esse livro é super recomendado para todos que gostam de história com aventura e uma mensagens lindas.

    - Quero que as pessoas fiquem mais tempo lendo, curiosas em saber o que vai acontecer na próxima página, que elas deem risadas e também chorem, quero emocionar as pessoas com a minha história.

    Beijinhos!

    16 comentários :

    1. Oi Suelen,
      A cada resenha que leio fico mais interessada em ler esse livro do jovem Heitor.
      Eu gosto de ler livros infanto juvenis e também de contar hist´rias para as crianças. Sempre em uma reunião familiar lá estou e contando alguma história de um livro que li.
      Obrigado por participar do Booktour da Biruta!
      Feliz 2016!
      Beijos

      ResponderExcluir
    2. Que livro bacana, gosto muito de histórias que conta histórias sobre biblioteca, livros, é um conteúdo interessante.
      E acho válido ser infanto-juvenil ♥

      Beijinhos, Helana ♥
      In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

      ResponderExcluir
    3. Olá Suelen :D
      Fiquei instigado a ler esse livro do jovem Heitor. Fiquei curioso para saber o desenrolar da estória.
      Abraço
      Interessante de Ler

      ResponderExcluir
    4. Suelen, adoro livros juvenis e gostei muito da premissa da história.
      Fiquei com vontade de ler sim.

      Lisossomos

      ResponderExcluir
    5. Oie Suelen
      Eu até gosto de um infanto juvenil, mas faz tempo que não leio um.
      Gostei da premissa desse livro, e logo de cara gostei do protagonista.
      Anotado na minha lista de leitura o/

      ResponderExcluir
    6. Esse não é bem o tipo de livro que entraria em minha lista de leituras.
      Mas é a segunda resenha que leio dele e confesso que fiquei bem interessada em conhecer melhor a história. Acho incrível quando já vou descartando um livro mas uma resenha me faz pensar melhor :)
      Beijinhos,
      Lica
      Amores e Livros

      ResponderExcluir
    7. Gentchêêê, estou C H O C A D A com o nome do blog do Heitor, que nome maravilhindo *-* hahahaha Por que não me chamo Heitor e não criei um blog com esse nome? =/ kkkk Parece ser uma história tão gostosinha e descontraída. Sobre a capa, imaginei, depois de ler a sinopse, que seja algum personagem de algum livro que Heitor leu. Adorei a resenha.
      -Mari

      ResponderExcluir
    8. Parece ser bom mesmo. Eu também não costumo ler infanto-juvenil mas quando me interesso, ele vai direto pra lista de leitura hahaha. Ótima resenha, blog lindo, parabéns!

      ResponderExcluir
    9. Ei Suelen, tudo bem?
      Adorei a premissa do livro e com certeza vou colocar na lista de leitura. Gosto muito de ler livros juvenis para balancear as minhas outras leituras e esse livro parece ser bem tranquilo e fofo, ótimo também para recomendar na escola e ajudar a incentivar a leitura as crianças.

      Beijos, Gabi
      Reino da Loucura

      ResponderExcluir
    10. Oie,

      Eu tenho vários livros infanto-juvenis eu acho que super fofos e elindos e sempre me encanto com a histórias, achei a capa linda, e a história muito legal também, pois livros que falm de livros sempre me chamam a atenção.


      Mayla

      ResponderExcluir
    11. Já tinha lido algumas resenhas mega positivas sobre o livro e fiquei bem curiosa, aí depois da sua só fiquei com ainda mais vontade. Adoro ler livros do gênero e essa parece uma ótima pedida.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    12. Oi Suelen!
      Esse parece ser um livro bem fofo, eu adoro ler histórias infanto-juvenil porque as vezes, eu não gosto, mas serve direitinho para dar de presente pra algum sobrinho, primo, filho de amiga!
      Fico feliz que a história é dinâmica e por ter ilustrações já me chama ainda mais a atenção, gostei!!
      Beijos!!

      LuMartinho | Face

      ResponderExcluir
    13. Olá

      Gente que livro lindo,ele já chama atenção pela capa e a premissa é muito bacana,gostei principalmente por ele tem um blog,na verdade acho que mesmo que ele não tivesse um blog,fosse só escrevendo o livro mesmo,também seria bacana.

      Bjss

      ResponderExcluir
    14. Olá Suelen!
      Que livro fofo, adorei o título e a história, eu não o conhecia e agora lendo a sua resenha irei procurar para ler em breve. Parece ser aquele tipo de livro que todos deveriam ler rs' Gostei muito da ideia, e ainda mais sendo um livro voltado para crianças, é maravilhoso.

      Beijos!
      http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    15. Oi Su, sua linda, tudo bem
      Imagine, destruir uma biblioteca, eu me sinto tão bem dentro delas, por que será, risos.... Gostei muito da mensagem que o livro passa para os mais jovens, de lutar por uma causa além de realizar seu sonho, no caso dele, escrever um livro. Ótima dica para presentear. Gostei muito da sua resenha.
      beijinhos.
      cila.
      http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    16. Oie, tudo bom?
      A editora Biruta sempre lança livros com ótimas mensagens. Gosto de narrativas infantis justamente por isso e sempre aprendo um pouco. Não li esse ainda, mas gostei muito da premissa dele e espero ler em breve.
      Beijos,
      http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D