• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Resenha A Máquina de Contar Histórias de Maurício Gomyde

    Olá pessoal!
    Nessa sexta-feira venho trazer pra vocês mais uma resenha. Vamos conhecer o livro A Máquina de Contar Histórias do escritor Maurício Gomyde. Livro lançado pela editora Novo Conceito.

    Informações:
    Título: A Máquina de Contar Histórias
    Autor(a): Maurício Gomyde
    Editora: Novos Páginas
    Pág: 192
    Compre Aqui 

    Sinopse:
    Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.



    Resenha de Suelen Fernandes
    Pois ele tinha conquistado tudo aquilo, e agora de que adiantava? Milionário, mas sem duas das coisas mais importantes na vida de um homem: o amor das filhas e a presença de uma grande mulher. Vinícius se encolheu ainda mais, fechou os olhos e dormiu ali mesmo no chão, como um fiapo de ser humano, capaz de voar com a rajada do vento mais brando. 
                 Pág. 27
    O livro conta a história de Vinícius Becker, um escritor famoso e muito talentoso. Sua carreira no momento é sua prioridade, mas além de todo esse sucesso, Vinícius passa um drama em sua família. Sua esposa Viviana está com uma doença incurável e a família “V”, como eles se chamam, está prestes a perde a mãe e esposa querida.

    E como todos temiam Viviana falecera e agora Vinícius tem a grande missão de cuidar das suas duas filhas Valentina e Vida. Só que não vai ser fácil, pois Valentina tem raiva do pai, por que ele preferiu a carreira a ficar do lado da mulher que estava morrendo. E agora? O que fazer para reconquistar o amor da sua filha?

    Bom o livro é baseado no amor de pai e filha. Vinícius terá um trabalho muito grande para reconquistar Valentina, só que ele não sabe por onde começar. Ele percebeu tarde demais que foi um péssimo pai e esposo. Não deu o devido valor a sua linda família. Nesse momento ele não pode concertar o erro que cometeu com a sua esposa, mas com suas filhas ainda há tempo.

    Vinícius é um cara muito talentoso, mas ele usa isso de uma forma fria. Ele nunca viveu as cenas que escreveu nos seus livros. É uma pessoa mecânica, usa as mesmas respostas para responder as inúmeras perguntas de fãs e repórteres. Mas tudo tem um motivo para ele ser assim, mas vocês só vão saber quando ler o livro.

    Valentina é uma menina de dezesseis anos, que está passando por uma fase difícil em sua vida. Sua mãe faleceu e o seu pai, que era seu maior ídolo, se torno um desconhecido. Uma pessoa que ela tem raiva e que deseja nunca mais ver. Mas apesar de todo esse sentimento ruim, no fundo ela ainda o ama e sente muita falta dele.

    Temos também a participação de Vida, uma menina linda. Que não entende o que está se passando na família, mas que nos desperta o ar de inocência, muitas vezes quebrando a tensão do livro.

    Eu me emocionei muito com esse livro. O tema que Maurício aborda é lindo, nos faz refletir, principalmente para quem tem filho. Será que você está dando a devida atenção a quem você ama? Suas prioridades são a sua família ou outras coisas? Como está a sua família, sólida ou prestes a desmoronar? São questões fortes que nos remete a pensar e muito.

    Além do drama familiar, vamos conhecer vários lugares, por onde esses três vão passar. Maurício dar uma aula de história. Parece que você está viajando junto com a família e tem um guia turístico te explicando cada lugar ou monumento que você “vê”. Eu amei essa parte, conheci vários lugares através das descrições que as personagens faz.

    O final pra mim foi tudo. O ponto máximo da história. Chorei horrores e me emocione muito. Eu fiquei sem palavras para descrever o quanto eu amei essa história. Ela toca fundo na gente. Depois que terminei de ler fiquei horas pensando em tudo que a família “V” passou. Eu quero parabenizar o Maurício por essa obra prima. Ele mais uma vez soube pegar o leitor pelo coração e nos fazer virar todas as páginas do livro, querendo mais e mais. É uma história que se tornou uma das favoritas para mim e que eu vou levar no meu coração por muito tempo.

    Pontuação:

    - A gente não aprende lendo, aprende vivendo. E a vida, por mais que uma quantidade enorme de pessoas acredite nisso, não é feita de métodos, fórmulas, dicas ou listas de recomendações. Elá é feita de sentimentos pelas pessoas que estão ao lado, ou por aquelas que estão longe, mas que, só por pensarem na gente, já fazem toda a diferença.
           Pág. 68


    Espero que tenham gostado da resenha. Estou aguardando o comentário de vocês.
    Beijinhos!






    31 comentários :

    1. Espero que tenham gostado da resenha? EU adorei!!! Muito boa. Este livro está sendo muito comentado (acho que é o mais comentado do mês), tanto em relação ao evento, quanto na leitura e na forma de divulgação que está sendo otima. Não esperava outra nota.

      ResponderExcluir
    2. Oi. Tudo bem?
      Eu definitivamente quero muuuito este livro, adorei a historia é ainda tem um escritor dentro
      da historia, onde deixa ela mais real do que mundo. Sinceramente nem eu entendo porque ainda não tenho este livro, já ate participei de sorteio deste livro mais a sorte não estava comigo infelizmente


      http://b-maluco.tk/

      ResponderExcluir
    3. Muito amor por este e todos os livros do Gomyde. Eu sou fã superdeclarada, e fico muito feliz quando vejo mais e mais leitores se apaixonando pela obra dele. A parte final também me emocionou, acredito que eu chorei na mesma parte em que vc. Rsrs Maurício tem o dom de nos emocionar em um livro curto, mas especial.
      Beijinhos!
      Giulia - www.prazermechamolivo.com

      ResponderExcluir
    4. O Maurício me pegou mesmo pelo coração com esse livro, foi o terceiro dele que li, mas o que me fez sentir foi muito mais marcante que os outros. Chorei horrores e amei acompanhar a história da família V. Ver ele tentando se acertar com a família, e a Valentina não querendo amar o pai mas amando mesmo assim, foi muito tocante. E essa parte das viagens é mesmo o máximo!

      Beijo!

      Ju
      Entre Palcos e Livros

      ResponderExcluir
    5. Oii Su, tudo bem? Nossa, eu também li o livro essa semana, e sério, virou um dos meus favoritos da vida. É impossível não se emocionar com as tentativas do Vinícius em tentar recuperar o amor das suas filhas, é impossível não chorar lendo os momentos em que ele percebe suas falhas e tenta reverter isso, mesmo não sendo fácil. Chorei muito ao final do livro. Esse é o tipo de livro que quando eu terminei de ler eu queria voltar a ler, é tudo muito bem construído, os personagens são complexos e reais. Agora eu preciso demais ler os outros livros do autor.

      Beijinhos,

      Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

      ResponderExcluir
    6. Oi, Flor!

      Este foi o primeiro livro que li do Maurício. Ele é doce como um filme para passar tempo. Amei a forma como ele escreve, mas teve umas coisas que deixou a desejar. Estou com os outros livros dele aqui e lerei todos.

      Beijos
      http://www.amorliterario.com

      ResponderExcluir
    7. Oi Suelen!
      Ainda não li nada do autor, mas fiquei com vontade de ler a relação que ele descreve do pai tentando reconquistar o amor da filha e pelo o fato de nos fazer refletir sobre o que realmente importa.
      Espero ter a oportunidade para ler o livro!
      Bjs

      ResponderExcluir
    8. Oi Suelen!
      O primeiro ponto envolvente do livro é a capa, com certeza. Quanta perfeição, uma verdadeira arte.
      Antes de ler a resenha, não sabia do que exatamente se tratava o livro, não fazia ideia de quanto a história era carregada de emoções. Evito a leitura de livros assim, não gosto que ninguém morra rsrsrs. Mas com certeza irei indicá-lo e, quem sabe um dia, não resisto e leio também.
      Beijos
      aculpaedosleitores.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    9. Estou louca p ler este livro!
      Ainda mais quando li uma entrevista em q o autor falava q tem um pouco dele no personagem principal!
      O tema q ele aborda é realmente mto delicado e emocionante.
      Saber q o final foi ótimo e emocionante me fez querer ainda mais este livro!
      Espero conseguir l^-lo em breve!

      ResponderExcluir
    10. Olaaaa
      entao esse livro p mim e o que esta na listinha primeiroo
      sabe..amei a resenha ..livro lindo de historia linda,na qual o autor se doou muito para compor a historia..e serve de licao p nos...priorizamos tanta coisa e muitas vezes deixamos nossa familia de lado ou quem nos ama..
      super emocionante a historia e pela resenha parece que ele escreveu com muito cuidado
      bjsss www.zilandramakes.com.br

      ResponderExcluir
    11. Oi Suelen.
      Eu adoro o autor, já li alguns livros dele, inclusive A Máquina de contar Histórias, mas não achei esse o livro mais emocionante apesar daquele final lindo e da mensagem que ele passa.
      O Maurício me encantou quando começou a contar sobre a rotina de um escritor e como funciona todo o processo de criação.

      Beijos.
      Leituras da Paty

      ResponderExcluir
    12. Oiii,

      Já vi muitos elogios ao autor, mas ainda não tive a oportunidade de ler... Conheci o livro e vejo inumeras resenhas positivas e negativas. Quero ler para conseguir formar a minha opinião sobre :)


      Beijinhos,
      www.entrechocolatesemusicas.com

      ResponderExcluir
    13. Maurício Gomyde é isso, um autor sensível. Suas histórias são sempre lindas, com mensagens de superação, uma narrativa fácil sem muitos floreios. Ele, definitivamente, veio pra ficar!

      ResponderExcluir
    14. Olá

      Estou bem curioso para ler este livro, fiquei bastante interessado na trama. Adorei saber que o livro nos leva para diversos lugares e o que autor nos dá uma aula de história a respeito desses lugares. História é minha área, então antes de ler, já curti muito esse detalhe haha Dizem que tenho coração de pedra, então acredito que eu não deva me emocionar, quem sabe?!

      Abraço!
      www.umomt.com

      ResponderExcluir
    15. Oi flor, esse é o nosso Sparks brasileiro né? Eu quero muito ler todos os livros dele e quero começar por esse, sua resenha ficou ótima e só me deu mais curiosidade e vontade de ler esse livro, livros que me passam algo bom e lições sobre a vida me interessam e muito.

      bjs

      ResponderExcluir
    16. Oláa!!
      Acredita que recebi esse livro da editora e ainda não li? É uma vergonha, né?!
      Eu já tive a oportunidade de conhecer a escrita do Maurício e adorei... sabe-se Deus o motivo de eu estar procrastinando e adiando a leitura desse livro. Vai entender!
      Até agora não li uma única resenha negativa desse livro.... não deve ser sem razão, né?!
      Fiquei curiosa sobre o final do livro.... preciso ler logo!

      Parabéns pela resenha!

      Beijos,
      Amanda
      http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    17. Olá Suelen, tudo bem?

      Ao contrário de você, achei o livro o mais fraco do autor. Ficou tão mecânico que eu não senti quase nenhuma emoção durante a leitura dele :/ . Uma pena. Vamos ficar no aguardo do próximo.

      Beijos

      ResponderExcluir
    18. Oi Su!
      Que resenha linda! Como eu já disse aqui, quero mesmo ler o livro desse autor, agora quero me emocionar e viver a história como aconteceu com vc!
      Beijos
      http://overdoselite.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    19. Oie!

      Eu vi uma resenha desse livro e achei a história bem fofa e emocionante, embora não seja meu tipo preferido de leitura. Mas a maioria das pessoas parece gostar. Sua resenha ficou bem sucinta, fácil de ler.

      Beijos
      Nina

      ResponderExcluir
    20. Oi Su, acho que esse é o livro perfeito, ele está sendo bastante comentado pelos blogueiros literarios, e de todas as resenhas que li ainda não vi nenhuma critica ruim com relação a essa obra. Quero esse livro para ontem, quero me emocionar como você se emocionou pela historia! ;)

      http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

      ResponderExcluir
    21. Olá Su! Tudo bem?
      Ahhh estou louca para ler esse livro do Maurício, só pela sinopse já te encanta e agora com sua resenha, minha vontade chegou ao nível mil... Vou ficar pobre na livraria, mas feliz! =D
      Fiquei curiosa para saber se o pai vai conseguir recuperar o amor de sua filha e principalmente se tornar alguém mais "humano".
      Parabéns Su, ótima resenha.
      Juh - http://surtosdajuleka.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    22. Ola Su lindona preciso ler urgente esse livro, essa ligação do pai com as filhas ainda com a perda de sua esposa . Pura emoção terei que ler em casa para ninguém me ver chorando no metrô rsss. beijos e adorei a resenhas puro sentimento.

      ResponderExcluir
    23. Oi Su
      Sou suspeita para falar da escrita do Maurício. Sei que ele arrasa e sou super fã.
      Pelo que pude entender ele só vai dar realmente vamos a família após a morte da sua esposa.
      Amei sua resenha amiga.
      Beijos

      ResponderExcluir
    24. Oiii
      Ainda não li A máquina de contar histórias, assim como os outros livros do Maurício. Só vejo resenhas super positivas sobre os livros dele. Espero lê-los em breve.
      Beijos
      http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

      ResponderExcluir
    25. Olá, Su!

      Estou com muitíssima vontade de ler essa obra, mas infelizmente parei por algum tempo de adquirir novos livros, já que estou com uma pilha de 53 não lidos (e ainda tem uns 8 para chegar!). Adoro livros que envolvem mortes, doenças, culpa e coisas do gênero... dão sempre uma pitada de drama ao enredo *-*

      Até logo,
      Sérgio H.

      www.decaranasletras.blogspot.com

      ResponderExcluir
    26. Suellen eu me senti como você, conhecendo diversos lugares sem sair do lugar!
      A Itália, Londres... o Mauricio levou as alturas a minha vontade de conhecer pessoalmente esses lugares. E de quebra acrescento alguns pontos que vou fazer questão de visitar.
      Eu não chorei - provavelmente porque estava esperando por isso - mas me emocionei em muito e muitos pontos. Foi o primeiro livro do autor que li, mas já posso afirmar que virei fã!

      Beijiinhos ;*
      Andressa - Blog Mais que Livros

      ResponderExcluir
    27. Que enredo lindo tem este livro,
      eu não esperava tudo isso, confesso. Mas o autor me surpreende, realmente nos so percebemos o que estamos perdendo ou deixando para tráz quando ja é tarde..ou no caso ainda dava tempo com as meninas, fiquei bem curiosa, quero o livro para ontem,
      mas é uma pena o livro com uma historia tão linda..com uma capa assim, pois olhando a capa não parece ser um drama..
      beijos.

      ResponderExcluir
    28. A resenha está sensacional, dá pra ter um gostinho do que é esta leitura.
      Adorei o enredo, a premissa e tudo que envolve o universo criativo do Mauricio.
      Mal vejo a hora de poder conferir o livro por mim mesma!

      ResponderExcluir
    29. Parece ser um livro legal, mas ainda não entrou pra minha lista de desejados,.

      ResponderExcluir
    30. Sou louca pra conhecer esse livro, pra saber mais dessa familia!
      Toda resenha que leio é mais do que positiva, hahaha

      Beijinhos
      Sou eu... Pri!

      ResponderExcluir
    31. Eu amei sua resenha, faz um tempinho que to louca por esse livro!
      Quero muito lê-lo , ele me chamou muita atenção, não só pela capa ser linda, mas ele todo é lindo demais!

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D