• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Resenha Cartas Para Um Pai de Janaina Rico



    Olá pessoal!

    Hoje está chegando mais uma resenha para vocês. Vamos conhecer o livro Cartas Para Um Pai da escritora nacional Janaina Rico. Esse livro eu li no Desafio de Férias #EuLeioNacionais, foi o meu quarto livro.

    Informações:  
    Título: Cartas Para Um Pai
    Autor(a): Janaina Rico
    Editora: Modo
    Pág: 360

    Sinopse:


    Juliana achou que suas férias em João Pessoa renderiam apenas fotos e boas lembranças, mas não foi assim que as coisas se desenrolaram. Uma gravidez inesperada alterou toda a sua vida e, para se comunicar com o pai do bebê, as cartas foram a melhor escolha. Um livro emocionante e envolvente, sobre amores e a formação de uma nova vida.


    Resenha de Suelen Fernandes

    A vida nos prega peças e precisamos aprender a lidar com elas. Nada é fácil nem difícil nessa vida.
    Apenas vive-se.

    Bom o livro conta a história de Juliana, uma mulher de 23 anos, que trabalha como secretária e está prestes a terminar sua faculdade. Ela tira trinta dias de férias e vai viajar para João Pessoa, um lugar lindo, com muito sol e praia. Lá ela conhece o Anderson, um paraibano lindo, universitário. Eles se encantaram um pelo outro e foram dias de muita curtição e amor.

    Mas como tudo tem que acabar se passam os trinta dias e Juliana tem que voltar para a sua realidade. Com muita dor no coração ele retorna para sua casa, mas promete manter contato com Anderson. Os dias foram passando e a saudade por Anderson foi aumentando, mas Juliana não sabia que sua vida ia mudar em poucos dias.

    Depois de um tempo de volta das suas férias, Juliana começa a passar mal. Se sente enjoada, indisposta, e o que vocês acham que aconteceu? Isso mesmo, ela estava grávida de Anderson. Isso foi um choque pra ela, pois ela morava sozinha, fazia faculdade e ainda trabalhava. Como ela poderia ser mãe solteira, já que Anderson morava muito longe.

    Bom agora que começamos a realmente contar a história, Juliana se vê com uma decisão, contar ou não contar para o Anderson. Bom isso foi difícil para ela, mas enfim ela resolveu contar, ela enviou uma carta para ele comunicando que estava grávida, mas dentro da carta havia outra decisão, ela não queria que ele assumisse a criança, Juliana seria mãe solteira.

    Bom gente nesse livro nós vemos a evolução da gravidez da Juliana, ela vai enviando cartas ao Anderson contando como vai as semanas de gravidez, os estresses que ela tem, os sintomas de cada fase da gravidez e assim por diante. Eu me vi várias vezes nas coisas que a Juliana falava, senti quase tudo que estava descrito naquelas páginas quando eu fiquei grávida. Não é uma coisa fácil. É uma fase onde a mulher está muito frágil e eu fiquei pensando como ela poderia está passando tudo aquilo sozinha?

    O livro é muito interessante pois é todo contado pelas cartas e adoro livros assim. Confesso que fiquei chateada com a Juliana por não deixar o Anderson participar desse momento, mas entendi as razões dela e até achei muito altruísmo da sua parte por não querer atrapalhar a vida dele, mas acho que um filho é uma responsabilidade muito grande pra se carregar sozinha. E com esse livro passeia a admirar todas as mulheres que se encontram na mesma situação de Juliana, elas são muito fortes.

    Eu super recomendo o livro ele é bem curtinho e fácil de ler. 

    Pontuação:

    Parece que é uma loucura da minha cabeça, mas percebo que quando estou triste, ele fica triste. Quando estou alegre, ele fica alegre. Eu entendo o que ele está sentindo, assim como ele me entende. Acho que através do cordão umbilical passam muito mais coisas do que meros nutrientes.


    Espero que tenham gostado da resenha.
    Beijinhos!



    23 comentários :

    1. O livro parece ser bom. Se surgir uma oportunidade,com toda certeza,gostaria de lê-lo.

      ResponderExcluir
    2. Oii, este livro parece ser bem bacana por ter uma história diferente... Gostei de saber que a história é se passa aqui no nordeste... Que legal!
      Gostei muito da resenha e estou seguindo o blog.
      Abraço, www.likelivros.blogspot.com ♥

      ResponderExcluir
    3. OOOOOOOOOOOOOLÁ de novo, Suuuu, hahahahaha! Tudo bem? ♥ Huuum, João Pessoa é mesmo um lugar lindoooooooo! Que bom que a história se passa lá! Nossa, e que situação, hein? Hahahahaha! Fiquei com dó da protagonista, sério! Cara... :/ E ué! Por que ela queria ser mãe solteira? Que doida, uahsuhashahahuasuhuahs! Mas tá, né? Hahaha! Esse livro, pelo que pude perceber no quinto parágrafo, foi meio que "feito pra você", né? Hahaha, também me pergunto como a Juliana conseguiu passar por isso tudo sozinha! Poxa :/ Esse livro me parece muuuuito bom! Eu também adooooro histórias que são contadas através de cartas e tudo mais, hahaha! *--* E concordo, também achei nobre da parte dela não querer atrapalhar a vida do Anderson, mas é como você disse: é difícil! Adoooooooorei esse livro, sério! Apaixonei, hahahahahah! ♥

      BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

      Juu-Chan || Nescau com Nutella

      ResponderExcluir
    4. Oi, Suelen, achei interessantíssimo ler uma resenha de Cartas para um Pai, pois sei que é um livro muito elogiado pelo público, da Janaina Rico. Mas eu nunca vi divulgação em cima do livro, do modo como foi feito com Ser Clara ou Apimentado.
      A história parece bem sensível e delicada, gostei de conhecer melhor a base.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    5. Oláaaa!!!
      Também adoro livros escritos através de cartas! Sem contar que a capa desse livro é linda, né?!
      Admiro a Juliana por enfrentar a situação sozinha, mas confesso que não sei se seria tão altruísta assim. Acho que não.

      Parabéns pela resenha!

      Beijos,
      Amanda
      http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Vou concordar com você que também questionou sobre ele não poder assumir o filho já fiquei super curiosa , não conhecia essa autora . Gostei bastante da sinopse , tbm adoro livros com cartas parece que fica mais pessoal entre leitor e autora . vou pesquisar mais para ler.
      beijos

      ResponderExcluir
    7. Eu fiquei interessada de cara pelo livro, adorei a capa e o título, ai lendo sua resenha fiquei mais interessada ainda, o livro deve ser bem emocionante, só fico me questionando o motivo dela ter preferido assumir o filho sozinha, ela poderia ter contado com a ajuda dele, seria diferente se ele não tivesse aceitado, enfim, acho que isso é a única coisa que não gostei ai na história, mas só lendo para entender melhor a cabeça da Juliana, né?

      Beijos :*
      Larissa - Srta. Bookaholic

      ResponderExcluir
    8. Oi, Su! Li esse livro antes de ser lançado, mas não cheguei a ser beta. Senti a falta de mais espaço pro Anderson, justamente pelo uso das cartas; podia ter e-mails dele também, iria complementar a narrativa. Achei algumas partes meio forçadas, outras bem arrastadas. Dos livros da Jana, esse é o que menos gosto.
      Beijinhos!
      Giulia - Prazer, me chamo Livro

      ResponderExcluir
    9. Olá Su!!!!!!!!!!!
      Eu tb curti esse livro da Jana! Apesar de achar que faltou atitude no Anderson! Independente da Ju querer ser mãe sozinha, ele tem responsabilidade e deveria assumir. Em relação ao processo de gravidez, às emoções e tal, eu curti demais! Quero ser mãe ano que vem e foi uma boa preparação! rsrs
      beijos
      Nica

      ResponderExcluir
    10. Oi Suelen!
      Achei interessante o livro, nunca tinha ouvido falar e acho que nunca tinha visto um livro que foque numa mãe solteira, na escolha dela. Acho muito corajoso isso. Só acho que o Anderson tinha que ter direito de escolha também. Espero ler o livro. beijos

      ResponderExcluir
    11. Oi Suelen.
      Já ouvi falar muito bem desse livro.
      Gostei da ideia, gostei da proposta, mas acho que Anderson deveria ter tido mais atitude e participado da gravidez mesmo contra vontade de Juliana, afinal filho é filho, e ele o pai né.

      Beijos.
      Leituras da Paty

      ResponderExcluir
    12. Parece ter um enredo bem legal e apesar de eu não gostar do gênero gostaria de ler .

      ResponderExcluir
    13. Oi Flor!
      Apesar de ser curtinho e de fácil leitura, ele não me chamou atenção para ler! Mas gostei da sua resenha!
      Um Beijoooo
      Paulinha

      ResponderExcluir
    14. Oi Suelen

      A história do livro parece mesmo muito sensível, principalmente por ser contado por cartas e abordar uma fase delicada e complicada na vida de Juliana.
      Ótima indicação.

      Super bjos
      http://www.i-likemovies.com/

      ResponderExcluir
    15. A protagonista tem meu nome! =) Olha, eu adoro o fato do livro ser contado por cartas, mas não sei se estou no clima para ler algo do tipo. Parece ser uma história bem legal, e realmente acho que mulheres na situação da protagonista merecem nossa admiração pela força que demonstram, mas por enquanto não vai entrar pra minha lista.

      Beijo!

      Ju
      Entre Palcos e Livros

      ResponderExcluir
    16. Oi Su,
      Ai sou tão comovida por temas assim... tanta gente julga situações como essa e no fim não sabem como a mulher paga por elas!
      Deve ser uma história linda e quando contada por cartas deve ser magnífica!
      Adorei a dica e vou querer conferir este drama da juliana!
      Beijos
      Chrys Audi
      Blog Todas as coisas do meu mundo

      ResponderExcluir
    17. Olá Suelen, tudo bem?

      Achei o livro parecido demais com O Diário de Suzana para Nicolas. Como não gostei deste, prefiro nem arriscar novamente.

      Beijo

      ResponderExcluir
    18. Sério que ela o priva de participar deste momento? Gente e se ele quisesse realmente ser paai!! Não curti isso.. Mas enfim. Parece ser um livro bem emocionante.. Fiquei curiosa com a história =)

      Beeijinho. Dreeh
      Blog Mais que Livros

      ResponderExcluir
    19. Oi Suelen
      Por mais que você tenha gostado do livro, eu não tenho intenção de ler. A premissa não me chamou a atenção e uma amiga muito próxima e com gosto literário parecido com o meu, leu esse livro e não gostou. Enfim, da Janaina eu tenho vontade de ler apenas Ser Clara.

      Beijos,
      www.leitorasempre.com

      ResponderExcluir
    20. Oi, tudo bom?
      Eu adorei a resenha, ainda não li um livro do tipo, no qual a personagem principal, fosse uma mãe solteira, eu não li nada da Janaina Rico, mas estou super ansiosa para ler, percebe-se que a Juliana é uma mulher forte, passar pelo período de gravidez e depois cuidar da criança sozinha não deve ser nada fácil, mas eu ainda acho que ela deveria ter pedido a ajuda do Anderson, pois ele é o pai, e acho que ela não tinha o direito de priva-lo disso, pronto falei.
      Beijos *-*

      ResponderExcluir
    21. Oiiiiii

      o livro parece bem bonito e emocionante, mas não o leria neste momento.
      Talvez em uma outra vibe..

      Beijinhos
      Sou eu... Pri!

      ResponderExcluir
    22. Achei que realmente parece ser de facil leitura
      e isso e importante ele muiito agradavel

      ResponderExcluir
    23. O livro parece ser muito emocionante, quero muito lê-lo. Gosto de livros assim, e esse ainda tem o fato de ser pequeno, da pra ler quem não tem muito tempo. Vou procurar saber mais sobre ele!

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D