• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [Especial Romance de Época] Emília Lima

    Olá meus amores!
    Tudo bem?
    Hoje é dia de entrevista, no especial Mês Romance de Época.
    Vamos conhecer a escritora Emília Lima.



    Biografia:

    A maior paixão dessa escritora sempre foi os livros. Desde pequena adorava ler e foi muito incentivada pelos avós maternos Marlotinho e Zelinha, que só lhe davam de presente livros.

    Dona de uma extensa biblioteca, ela às vezes se esquece do mundo quando está lendo e para todo lugar que vai sempre carrega muitos livros com ela.

    “É meu refúgio. Preciso disso para me retirar do mundo em alguns momentos do dia”, diz a mesma.

    Ela tem dois filhos e mora na Bahia. Seu primeiro livro é Alina e diz que pretende seguir a carreira de escritora pelo resto de sua vida.

    “Escrever Alina foi uma mudança na minha vida. E quero que essa mudança permaneça para sempre.”
    Livros lançados:


    Alina (2014)

    Sinopse:

    Alina é uma obra de ficção, ambientada na Bahia no final do Séc. XVI e conta a história da família Cirilo, proveniente de Portugal com o intuito de ajudar na colonização do Brasil-colônia.O livro conta a história da vida da família Cirilo e principalmente de Alina Cirilo, personagem principal do livro e do amor dela por Pedro Garcia, um grande amor, mas um amor proibido.Alina é uma personagem de personalidade forte e muito determinada. Alguns acontecimentos mudam drasticamente o rumo da sua vida e mesmo assim ela consegue levar tudo adiante, com toda a coragem que uma moça de sua idade e de sua posição social pode ter.Este livro fala sobre amor, família e as renúncias que às vezes temos que fazer em benefício das pessoas que mais amamos. E, também, de que quando um amor é verdadeiro, ele acontece, mesmo que achemos que o tempo desse amor já passou.


    Ágata (2015)

    Sinopse:

    Ágata é uma obra de ficção, ambientada em Portugal e na Bahia no final do Séc. XVI e início do Séc. XVII, e conta a história de Ágata Cirilo, personagem principal do livro e das mudanças que a vida impõe a ela, fazendo-a escolher entre ser uma pessoa melhor ou continuar em uma vida vazia. Ágata é uma personagem temperamental e egoísta até se apaixonar por um homem totalmente diferente dela. Alberto é um homem que vive uma vida muito simples, e que não pretende mudar, nem mesmo por um grande amor. Este livro fala sobre a força do amor e o quanto ele é a coisa mais importante na vida de uma pessoa. Quando ele aparece na nossa vida, nada nem ninguém são capazes de detê-lo. O amor verdadeiro pode mudar completamente uma pessoa.

    Vamos agora a entrevista que a editora deu para o especial  Mês Romance de Época.


    Quem é Emilia Lima?

    Emilia Lima é mãe, escritora, uma pessoa que ama viajar e totalmente encantada por livros. Sou aquele tipo de pessoa sonhadora, que acha que o mundo é lindo e que toda pessoa tem seu lado bom. Ando mais com a cabeça nas nuvens do que com os pés no chão.

    Quando começou a se aventurar pelo mundo da escrita?

    Escrevi Alina em 2010 e só publiquei em 2014, esse ano já publiquei Ágata, os dois fazem parte da série Família Cirilo.

    Porque dentre tantos gêneros literários, você resolveu escrever romance de época?

    Amo tudo que é de época: livros, filmes, séries e novelas. Adoro história e sinto falta de romances que retratem a nossa história. Temos poucas coisas referente a história do Brasil. Mesmo que eu não me aprofunde muito na parte histórica, acho interessante que meus livros remetem o início da colonização brasileira.

    Quantos livros terá na série da família Cirilo?

    Apesar dos pedidos, serão apenas 3. Alina e Ágata e ano que vem estarei lançando Dandara, a história da filha de Alina. Todos pela Sollo Editorial.

    Como foi a criação dessa família tipicamente portuguesa?

    Uma delícia idealizar essa família. Sou totalmente apaixonada por alguns personagens, por exemplo, o Sr. Luis Cirilo, o patriarca da família. Eles já estavam dentro de mim e fluíram com naturalidade e no decorrer dos dois livros aprofundei um pouco cada um deles.

    Você se inspirou em algum ( a) autor ( a ) para escrever?

    Não especificamente. Mas todos nós temos nossos autores preferidos que acabam nos influenciando um pouco na escrita.

    Já tive a oportunidade de ler Alina e ela é uma mulher muito forte, bem a frente de seu tempo. Tem alguma curiosidade sobre ela que pode contar para nossos leitores?

    Acho Alina um pouco egoísta, claro que ela é uma mulher excepcional e como pessoa também, mas algumas atitudes dela me levaram a ver um lado de Alina que eu não tinha percebido. Nesse aspecto ela se parece muito comigo. Eu e Alina não pensamos e ponderamos. Nós vamos lá e fazemos o que tem que ser feito.

    Pode nos dizer sobre seus projetos futuros?

    Vou escrever o último livro da série Família Cirilo. A história de Dandara, a filha de Alina, devo lançar ele no ano que vem e depois quero começar outra série, que se passe no período entre o fim da escravidão no Brasil e o declínio da aristocracia do nosso país. Também uma série, sobre a vida de cada um dos irmãos de uma família aristocrata. Ainda estou na fase do projeto dessa série.

    Pretende se aventurar em outros gêneros literários?

    Por enquanto não. Mas futuramente tenho vontade de escrever uma Romance que se passe no tempo atual.

    Como é sua relação com seus fãs?

    Muito legal. Converso com alguns pelo Facebook e sou aberta a sugestões deles. A ideia de escrever Ágata partiu de uma conversa com uma blogueira. Acho essa troca de idéias bem interessante. É gostoso ouvir a opinião deles e sou aberta a criticas também. Mas ainda bem que são poucas.

    Agora deixo aqui um momento para você mandar um recadinho para nossos leitores.

    Para os leitores vou deixar uma dica: leiam também os livros de autores nacionais. Temos alguns livros excepcionalmente bons. E, incentivem também a leitura nas crianças. A literatura nacional precisa ser incentivada. E para aqueles que tem vontade de escrever, deixo aqui um recado: não desista nunca de seus sonhos.



    Obrigada por seu carinho e atenção em responder as perguntas.

    Espero que tenham gostado da entrevista.
    Deixe o seu comentário.
    Beijinhos!


    15 comentários :

    1. Sou muito fã de romances de época, também acho que tem muita pouca leitura desse gênero que se passe ou retrate o Brasil!

      ResponderExcluir
    2. Olá, Suelen. Adorei a proposta do livro das autoras e os nomes são bem diferentes, com certeza quando tiver oportunidade darei uma chance ao livro!
      Beijo,
      http://www.pactoliterario.com/

      ResponderExcluir
    3. Oi Suelen..
      A autora gosta mesmo de tudo que é de época né, e tenho que concordar com ela.
      Ela parece ser bem aberta para os fãs, poucos são assim.
      Ainda quero ler o livro.

      livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    4. Oie Su!!!

      Adorei a entrevista e de poder conhecer mais uma autora nacional. Já tinha visto o livro Alina, se não estou enganada foi aqui no seu blog mesmo, e achei a premissa muito boa. Espero ter a oportunidade de ler em breve. Parabéns a autora e a você por essa ótima entrevista.
      Bjus
      Juh - Surtos da Juleka

      ResponderExcluir
    5. Que interessante essa entrevista! Nunca vi uma autora reconhecer que criou uma personagem sobre a qual não tinha percebido certos aspectos, como o egoísmo. Acho isso admirável, porque significa que a autora esteve tão dentro do personagem que não o criou de modo objetivo. Gostei. Espero um dia ler Alina.

      Beijos!
      http://ww.myqueenside.blogspot.com

      ResponderExcluir
    6. Olha eu já tinha visto essas obras dessa autora
      e já vi algumas resenhas que me chamaram bastante atenção.
      Estou bastante interessada em ler os livros dela, mas agora estou sem dinheiro e não tem como =/
      Queria muito até conseguir uma parceria, mas não gosto de muita pressão sabe?
      Mas mesmo assim quem sabe eu venha a ler o livro.

      Quanto a entrevista, gostei bastante de tudo que você perguntou para a autora.
      Foi bacana conhecer um pouco sobre ela e também suas obras e seus proximos projetos
      Espero poder acompanhar seu trabalho =]

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-erica.html

      ResponderExcluir
    7. Oiee ^^
      Ainda não li nada da autora, mas como amo romances de época, com certeza vou querer conhecer. Vi resenhas de "Ágata" e "Alina" recentemente em alguns blogs, mas não percebi que eram ambos da mesma autora *-* Deve ser incrível criar uma família de personagens ♥
      MilkMilks
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    8. Suh!!! Nosso especial ta lindo!!!!

      Estou lendo o livro da Emília e estou amando <3
      bjs

      ResponderExcluir
    9. Olá!
      Acho incrível quando um autor consegue fazer uma série de livros com histórias de uma família, acho isso fascinante. O máximo que eu consigo fazer são personagens que se encontram em algum momento do enredo e olhe lá. Não sou muito fã de romances de época, mas a autora parece ser simpática, então acredito que eu leria por curiosidade em ver como é a escrita dela.

      http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Oiiii! ^^
      Eu gostei muito da sinopse do livro Alina, e esse livro apareceu em um ótimo momento pois estou em uma fase louca por livros de romances de época, vou adicionar no Skoob. :)
      E gostei também da entrevista a autora me pareceu ser gente fina.

      Bjokas!

      ResponderExcluir
    11. Oi, tudo bem?
      Eu já tive a oportunidade de ler Alina e adorei o livro! A Emilia tem uma escrita fluida e eu me apaixonei pela historia. Foi muito legal poder conhecer mais um pouco sobre essa escritora maravilhosa.

      www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    12. Olá, boa noite!

      Conheci o nome da autora a pouco tempo nas postagens sobre romances de época por aí e confesso que fiquei curiosa para ler a série. Muito bacana poder conhecer um pouquinho sobre o trabalho dela através dessa entrevista.

      Beijos!
      Ana.

      ResponderExcluir
    13. Que linda! Conheci a autora há pouco tempo, mas achei o trabalho dela muito bacana. Agora podendo conhecer mais um pouquinho fiquei super curiosa pelas histórias! Desejo-lhe muito sucesso!

      Pensamentos Valem Ouro

      ResponderExcluir
    14. Muito bacana a entrevista a autora é super simpática, desejo bastante sucesso a ela.

      ResponderExcluir
    15. Ola Su adorei a entrevista, as capas dos livros são lindas e amei saber que teremos mais livros da família, hoje em dia á difícil ver uma autora que foque somente em um gênero.beijos

      Joyce
      www.livrosencantos.com

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D