• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [Especial Romance de Época] Alina de Emília Líma



    Olá meus amores!
    Tudo bem?
    Hoje trago para vocês  mais uma resenha para o Mês Especial Romance de Época. O livro que vou resenhar é Alina da escritora Emília Lima, esse livro eu recebi para resenhar pra blog Arca Literária. Então essa resenha está originalmente lá e postei aqui também.

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: Alina
    Autor(a): Emília Líma
    Editora: Sollo
    Páginas: 126
    Ano: 2014
    Adicione: Skoob
    Nota 

    Sinopse:

    Alina é uma obra de ficção, ambientada na Bahia no final do Séc. XVI e conta a história da família Cirilo, proveniente de Portugal com o intuito de ajudar na colonização do Brasil-colônia.
    O livro conta a história da vida da família Cirilo e principalmente de Alina Cirilo, personagem principal do livro e do amor dela por Pedro Garcia, um grande amor, mas um amor proibido.
    Alina é uma personagem de personalidade forte e muito determinada. Alguns acontecimentos mudam drasticamente o rumo da sua vida e mesmo assim ela consegue levar tudo adiante, com toda a coragem que uma moça de sua idade e de sua posição social pode ter.
    Este livro fala sobre amor, família e as renúncias que às vezes temos que fazer em benefício das pessoas que mais amamos. E, também, de que quando um amor é verdadeiro, ele acontece, mesmo que achemos que o tempo desse amor já passou.




    Alina é de uma família Portuguesa, mas vem para o Brasil na época da colonização. Ela chega aqui aos 12 anos, junto com seus irmãs e irmãos, e seus pais. Alina sempre foi uma menina simples, mas muito determinada. Nunca gostou de maltratar os escravos e nem os índios. Os tratava como pessoas e lutava, a sua maneira, pelos direitos deles.


    Aos 12 anos Alina conhece Pedro Henrique, um amigo de seu irmão Luiz Segundo. Os dois eram advogados e tinham a mesma idade, 24 anos. Pedro era bem mais velho que Alina e ainda por cima casado, mas isso não impediu que eles se apaixonassem. No começo eles ficaram muito amigos, mas com 17 anos Alina não conseguia mais segurar a sua paixão. Então ela resolveu que ira passar uma temporada com uma tia em Portugal, mas ao contar a Pedro ele se declara a ela e ela a ele. Nesse momento a situação começa a se complicar, pois Pedro não poderia largar a sua família e nem Alina ele iria envergonhar a sua.


    Na primeira vez que Alina colocara os olhos em cima de Pedro Henrique ela tinha 12 anos e ele 24, e foi amor a primeira vista, de ambos os lados, mas ela era ainda uma criança e ele um homem casado. Ele era um homem lindo, moreno, alto, e possuía a mesmo cor dos olhos de Alina. Ela entretanto, sabia que sua única opção era calar o coração para aquele amor e seguir a sua vida.
    Página 13


    Desde o momento que conhecia Alina, eu já gostei dela. Ela amava a família, era uma pessoa simples, lutava pelos injustiçados, tinha um relacionamento de amizade tão linda com o seu pai, até lembrei-me de mim e do meu pai, que somos assim também. Mas seu único problema foi se apaixonar por um homem casado. Só que mesmo apaixonada ela tinha bom senso e nunca pensou em destruir a família dele, pelo contrário ela queria se afastar pra que isso não acontecesse.


    Pedro é um homem lindo, inteligente, amoroso e muito sincero. Ele amava a Alina, mas nunca a desrespeitou. Passou algumas vezes na cabeça dele em largar a família, mas ele sempre pensava nos filhos. Ele foi muito sincero com a mulher e contou toda a verdade para ela, mas isso não resolveria o problema deles, já que naquela época divórcio não era uma opção.


    A história é muito intensa, pois eles se amam a todo o momento, mas não podem ficar juntos. Anos se passam e coisas acontecem na história que os distanciam mais. Só que Alina tem uma sorte de conhecer um homem que vai ama-la e faze-la feliz. Naru sabe que Alina não o ama, mas mesmo assim quer ser seu companheiro. Eu o adorei, pois é um homem bom, carinhoso, amigo, companheiro que teve amor pelos dois. 


    Nesse livro nós vemos como era a vida no século XVI, apesar de a família Cirilo não ser dada aos costumes da época, mas tem coisas que eles não poderiam passar por cima, como a escravidão. Eles tentavam dar o maior conforto aos seus empregados, mas mesmo assim eles eram escravos. 


    Eu amei conhecer essa família, com ela aprendi o que é o amor. Que mesmo a distância não pode fazer esquecer quem a gente ama, mas tem horas que não podemos fazer nada, temos que seguir em frente da melhor maneira possível. 


    O final é lindo, eu amei como as coisas foram se encaminhando e apesar de ser um livro pequeno, não houve correria nos fatos. 


    A história é contada em 3ª pessoa, como se o locutor fosse a própria escritora, não havia muitos diálogos, mas isso não impediu de a história ser bem compreendida.  A capa condiz com perfeitamente com a história, o único ponto negativo do livro é que tinha algumas vezes que as palavras estavam todas juntas, como se não tivessem dado espaço, mas eu consegui ler muito bem. Deve ter sido um erro na formatação ou algo do tipo.


    Esse livro é super recomendado, um ótimo Romance de Época, para ler numa tarde com uma boa xícara de café. Parabenizo a Emília por essa bela história. E fiquem ligados, pois Ágata, que é o segundo livro da série Família Cirilo vem por aí.
     
    Todos os dias, à tarde, Alina ia caminhar na beira da paria, às vezes dona Ana ias com ela; às vezes Naru insistia em a acompanhá-la, mesmo eles sendo tão maravilhosos, o que ela gostava mesmo era de ir sozinha, da solidão... da paz... Ninguém nunca conseguiria tirar dela a felicidade que sentia quando estava sozinha.
    Página 46

    Espero que tenham gostado da resenha.
    Continue acompanhando o nosso Especial Romance de Época.
    Beijinhos!


    10 comentários :

    1. Ainda nao tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei bem curiosa espero em breve poder lê-lo.

      ResponderExcluir
    2. Oi, ainda não conhecia o livro, ão é meu tipo preferido de livro mas acho que daria um chance, adorei a resenha.
      Abraços
      litaralmentelivros.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    3. parece ser legal, você precisa ler o segundo para compreender?

      ResponderExcluir
    4. Romance com funco histórico "é o que há". E quando se passa no Brasil, fica ainda mais interessante. Espero não me decepcionar.
      Abraços.

      ResponderExcluir
    5. Oi Suelen!
      Comecei a me aventurar em romances de época pouco tempo atrás, mas já posso dizer que é um dos meus gêneros favoritos.
      Adorei a resenha, e fiquei bem curioso para conhecer mais a protagonista.
      Mais um livro para a wishlist!

      Beijos
      http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/07/li-ate-pagina-100-enfeiticadas.html

      ResponderExcluir
    6. Olá, tudo bem??

      Estou simplesmente apaixonada pela história... A protagonista parece ser um amor mesmo, toda certinha e perfeita! Deve ser uma linda lição de amor como você falou. Já anotei o nome do livro pra ler assim que eu tiver uma oportunidade.

      XOXO
      Umnovo-roteiro.blogspot.com

      ResponderExcluir
    7. Primeiro: que capa lindo. Segundo: chato quando a editora não presta atenção na edição do livro e acontece esses errinhos como palavras juntas, etc. Enfim, isso prejudica o autor que no final nem tem culpa de que a edição do seu livro ficou ruim.

      Mas a história parece bem joia =) Preciso ler mais romances de época pois nem mesmo consigo lembrar o último que li.

      ResponderExcluir
    8. Amo romances de época e nunca li um que fosse ambientado no Brasil. O livro parece ótimo, só fiquei um pouco incomodada com a idade da protagonista quando se apaixonam o.O

      Beijos,
      Gabi - vidadebookaholic.com

      ResponderExcluir
    9. Um romance de época ambientado no Brasil? Gente preciso desse livro!! Amo romances de épocas, são minhas histórias favoritas, mas confesso que nunca tinha lido um que se passasse no Brasil. Adorei a resenha , a unica coisa que me deixou reticente com o livro é ele ser contado em terceira pessoa , para esse tipo de história eu prefiro narração em primeira pessoa :(

      Beijos , Anna

      www.amigadaleitora.com

      ResponderExcluir
    10. Sempre fui dessas que amava uma novela de época, elas eram as minhas favoritas, e eu sempre tive vontade de ter vivido em um século passado. Porém não tenho muitos livros Romances de época na minha coleção, e pretendo mudar isso, então esse aí acaba de entrar pra minha listinha. Só é chato esses erros na edição né, espero que arrumem isso na próxima ;)

      xoxo
      http://www.amigadaleitora.com/

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D