• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [Especial Romance de Época] Ágata de Emília Lima

    Resenha por: Michelle Ladislau
    Título: Ágata
    Autor(a): Emília Lima
    Editora: Soll
    Gênero: Romance de Época
    Páginas: 112
    Ano: 2015
    Adicione: Skoob
    Nota

    Ágata é uma obra de ficção, ambientada em Portugal e na Bahia no final do Séc. XVI e início do Séc. XVII, e conta a história de Ágata Cirilo, personagem principal do livro e das mudanças que a vida impõe a ela, fazendo-a escolher entre ser uma pessoa melhor ou continuar em uma vida vazia. Ágata é uma personagem temperamental e egoísta até se apaixonar por um homem totalmente diferente dela. Alberto é um homem que vive uma vida muito simples, e que não pretende mudar, nem mesmo por um grande amor. Este livro fala sobre a força do amor e o quanto ele é a coisa mais importante na vida de uma pessoa. Quando ele aparece na nossa vida, nada nem ninguém são capazes de detê-lo. O amor verdadeiro pode mudar completamente uma pessoa.



    Ágata veio aos 14 anos para o Brasil, junto com sua família muito a contra gosto, pois não queria deixar Lisboa, tanto que pediu para ficar com sua tia, mas seu pai não aceitou.

    Ágata tem quatro irmãos que são Luiz Segundo, Clara, Miguel e Alina, sendo Luiz e Alina já casados e felizes em seus lares.

    Aos 19 anos ela só pensava em se casar de preferência com um homem português para que a levasse de volta para  a corte, onde teria novamente sua vida social, conforme tanto desejava, então em um baile promovido por seu pai, ela conhece o Conde de Bosco, que ficou totalmente apaixonado por ela e pouco tempo depois acabaram se casando.


    "O Conde me cortejou por três meses e logo veio o pedido de casamento. Fizemos uma linda cerimônia na Igreja da Ajuda, a maior da cidade na época. A festa de casamento foi perfeita, tudo saiu a meu contento, toda a sociedade da capital da colônia esteve presente, e, quinze dias depois, parti com meu esposo para a nossa lua de mel em Paris, passaríamos um mês na capital francesa e depois disso iriamos a Portugal."
    Página 21


    Após o casamento Ágata tinha a vida que pediu a Deus e uma marido que ela relativamente respeitava, mas o único ponto de divergência entre eles era um filho, pois ele queria e ela não, pois de forma alguma queria perder sua liberdade.

    Em um certo dia reapareceu em sua vida Pedro Henrique, a paixonite de sua irmã Alina e ela se vê desejando-o e colocou na cabeça que ele seria dela de qualquer maneira e por causa disso ela conta sobre a vida de Alina e à partir dali, ele resolve ter uma vida boêmia,

    Ágata mesmo casada se rende a Pedro Henrique e sempre que podem se encontram, mas ele sentia que ela não era bondosa como seus irmãos e sempre que podia, ela era arrogante.

    O marido de Ágata falece e ela resolve voltar para o Brasil e ficar um pouco com sua família para ver se sua solidão irá passar, mas quando chega, ela vê algo que a intriga e para se vingar de Pedro Henrique ela começa a colocar seu plano me prática, mas depois de conseguir seu objetivo, ela não se sentiu feliz. Para fugir um pouco e colocar mais a cabeça em ordem, ela vai para casa de sua irmã Clara, e passar uma temporada lá, então sua vida muda radicalmente.

    Ágata quando passava uma temporada na casa de sua irmã, conhece Alberto e fica encantada por ele, mas como achava que não era correspondida, acabou ficando obsessiva por ele, fazendo-a reavaliar sua vida e decisões.

    O final da história de Alberto e Ágata é a coisa mais linda, chorei demais lendo.


    Considerações


    Eu tive o prazer de ler Alina e me encantei com o enredo e a escrita da autora, mas em  Ágata ela se superou, pois a protagonista era bem fútil, só pensava em riquezas, bailes, título de nobreza e para o amor não tinha espaço, até que Alberto chega em sua vida e muda tudo.

    O ponto forte do livro foi a redenção de Ágata, fiquei emocionada em cada parte.

    Os personagens são bem descritos, com todas as qualidades e defeitos, dando muito realismo a história.

    A narrativa é bem fluída, tanto que quando vemos o livro já acabou, de tão envolvido que ficamos.

    A diagramação e capa estão perfeitas.

    Queria que a autora tivesse colocado mais algumas páginas nessa história, só para saciar minha curiosidade com relação a continuidade da vida de Ágata.

    Infelizmente encontrei alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhe o entendimento da obra.


    0 comentários :

    Postar um comentário

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D