• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Na Minha Opinião!!

    Olá pessoal,
    Hoje estou aqui pra começar uma coluna nova. Toda semana iremos bater um papo sobre um tema específico.



    E o tema de hoje é, Literatura Brasileira.




    Bom vejo que nos dias atuais a literatura brasileira tem crescido bastante, em vista do passado. Mas isso ainda é pouco. Mais por que há essa discrepância entre literatura nacional e a internacional?

    Bom são uma série de fatores como: não há investimento por parte das editoras. O marketing é fraco, não há uma campanha de divulgação satisfatória.

    Outro fator são os preços. Os livros nacionais são muito caros, e isso desencoraja o leitor a comprar. Eu mesma fico com receio. Todos os livros que tenho na maioria, quando digo maioria quer dizer 90%, sou eu que compro. E fica difícil compra todos ps nacionais que quero por que o orçamento é pequeno. Um tática que uso é comprar em eventos, promoções que os autores fazem.

    E pra mim o fator principal é a discriminação dos próprios leitores. Quando vemos um livro nacional a primeira coisa que pensamos é Será que é bom? Vale a pena comprar?

    Mas porque com um livro internacional não pensamos duas vezes em comprar? Vemos a editora divulgando e logo vamos comprar. 

    Temos que dar mais credito aos nossos nacionais. Eles são nossos frutos, são nossas raizes que ficam escritos neles. Temos que dar uma chance e apoia-los.

    Eu sou fã incondicional deles e sempre que puder vou apoia-los.

    Espero que tenham gostado dessa coluna e deixe seu comentário.

    Beijinhos



    9 comentários :

    1. Olá Su!
      Realmente a literatura brasileira não é valorizada e que os livros são bem caros se comparado aos internacionais.
      Se as editoras investissem na literatura nacional, o mesmo que investem com a literatura internacional, teríamos livros bem mais baratos e vários leitores.
      As pessoas não tem noção como a nova safra de autores está boa, eu estou lendo um livro melhor que outro.
      Gostei da sua nova coluna!
      Beijinhos

      As Leituras da Mila

      ResponderExcluir
    2. Olá Su, concordo com a sua opinião, realmente apesar de ter havido um crescimento também não é algo que se mostre muito grande. Eu confesso que tenho esse preconceito, mas é pq a maioria dos livros nacionais que eu li não me agradaram muito. No entanto, não são todos, já li alguns livros muito bons como A última nota que se tornou um dos meus livros preferidos no gênero a que se propõe. Vou tentar passar aqui toda semana para dar uma olhada na coluna, gostei da ideia :) http://blogliterata.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    3. Olá Suelen!
      Primeiramente, amei a nova coluna! Ótima ideia :)
      Eu concordo com você, são muito caros D:
      Mas, também, a editora não tem cuidado com os livros. Eles vêm com erros gramáticos, péssimas diagramações... É complicado.
      Mas apoio muito os autores brasileiros, apesar de até agora só ter lido um livro maravilhoso brasileiro. enfim.
      Ótimo post!
      Beijos,
      Ana M.
      http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    4. Os livros brasileiros não são muito valorizados realmente, mas concordo com você eles não tem muita divulgação, agora vendo os blogs literários acredito que isso possa mudar. Eu particularmente não lia livros nacionais, e agora tenho vários na minha lista.
      Beijos

      ResponderExcluir
    5. O que eu penso é que os livros internacionais são bem escolhidos, eles vão gastar com tradutores e os direitos do autor, então é claro que eles vão escolher os melhores, já os nacionais os autores pagam para terem seus livros publicados e isto faz com que a editora não se importe se ele é bom ou ruim... Está ai o receio de comprar um livro nacional.
      Eu tenho alguns aqui em casa que ao longo da leitura eu pensei: Como diabos isso foi publicado? Que porcaria é essa?
      Mas existem editoras, como a MODO, que seleciona bem seus autores, principalmente porque alguns que estão ali não pagaram pela publicação, já outros pagaram. Até agora os livros de autores nacionais que li da MODO eu amei, já a Novos Talentos... Uma decepção!

      http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

      ResponderExcluir
    6. Gostei muito do seu ponto de vista. Realmente nos últimos tempos os autores brasileiros estão ganhando mais destaque, embora eu ainda acho que seja insuficiente, acho que as pessoas deveriam dar mais valor para a literatura brasileira.

      ResponderExcluir
    7. Esse é um assunto muito bom para debater. De fato, falta mais investimento da editoras e marketing, mas vamos combinar que o fator principal deve partir do leitor e ainda há muitos leitores que não leem livros nacionais por puro preconceito, e olha que isso é uma besteira. Os nacionais estão ganhando mais espaço e estão com inovações, agradando leitores de todas as idades, então vamos investir nos nacionais!
      Abraços, Raquel.

      ResponderExcluir
    8. Olá Su, menina o que você disse é uma realidade nada legal. Muitos dos nossos não leem um nacional por ter aquela ideia das leituras que eramos obrigados a ler em época de escola, e digo que já li uns que os achei um saco.hahahahahahaha
      Mas hoje nossa leitura nacional anda crescendo de uma forma genial, com historias magnificas que nos levam a patamar das emoções. Eu mesma tenho os meus nacionais prediletos entre eles esta a saga da autora Nazarethe Fonseca, ela é minha J.R Ward brasileira. Fora outros autores magníficos como a querida Josy Stoque, que cá entre nos os livros dela são maravilhosos, ou então Camila Dornas, com um romance de época e sobrenatural junto, que eu amei. Nossa são tantos autores que me encantam, que ultimamente ando lendo somente nacionais.
      Mas sabe porque nossos autores não são tão bem conhecido, um terço é a culpa dos dicadões brasileiros outra das Editoras que não investem nos nacionais e quando investem cobram um absurdo de caro em um livro, o que não acontece com um livro estrangeiro.
      Só acho que devemos sim olhar mais para os nossos que ultimamente estão muito melhores que muitas leituras estrangeiras que já li.
      Parabéns flor pelo post.

      Beijokas Ana Zuky

      http://www.sanguecomamor.com.br

      ResponderExcluir
    9. Realmente....
      Amo livros nacionais, tenho vários. Mas me desanima muito ver que a maioria nunca possuem um incentivo maior para a compra. Querendo ou não, hoje em dia pagar 30/40 reais em um livro não são todos que compram e isso acaba fazendo com que menos pessoas conheçam autores nacionais ótimos. Acho que poderiam melhorar isso, fazer mais promoções e divulgar mais, é claro =D

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D