• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Resenha Filhos do Éden - Anjos da Morte de Eduardo Spohr

    Olá pessoal,
    hoje temos mais uma resenha fresquinha pra vocês, mas com uma coisa diferente não fomos eu (Suelen) e nem a Aline que escrevemos, estamos com um novo colaborador o nome de é Cairo Silva e hoje é primeira resenha dele aqui no blog. Resolvemos convida-lo pra fornecer a vocês outros tipos de gênero literário para não ficar só no romance. Quero que deem as boas vinda para ele e aproveitem a resenha...




    Resenha sobre o segundo livro da saga 'Filhos do Éden' de autoria de Eduardo Spohr, 'Anjos da Morte'.


    Informações:
    Título: Anjos da Morte
    Autor(a): Eduardo Spohr
    Editora: Verus
    Pág: 590
    Onde comprar:

    Sinopse:

    Quando o século XX raiou, o tecido da realidade, a barreira mística que separa os mundos físico e espiritual, adensou-se. Os novos meios de transporte, as ferrovias e os barcos a vapor levaram o progresso aos cantos mais distantes do globo, pervertendo os nódulos mágicos, apagando o poder dos velhos santuários, afastando os mortais da natureza divina. Isolados no Sexto Céu, incapazes de enxergar a terra justamente pelo agravamento do tecido, a casta dos malakins, cuja função é estudar e catalogar os movimentos do cosmo, solicitou ao arcanjo Miguel a criação de uma brigada que descesse à Haled para pesquisar os avanços da civilização. O príncipe ofereceu o serviço dos exilados, que há milênios atuavam na sociedade terrestre, alheios às batalhas que se desenrolavam no paraíso. Destacados, então, para servir sob as ordens dos malakins, esses exilados foram reorganizados sob a forma de um esquadrão de combate. Sua tarefa, a partir de agora, seria participar das guerras humanas, disfarçados de meros recrutas, para anotar as façanhas militares, as decisões de campanha, e depois relatá-las aos seus superiores celestes. Esse esquadrão tomou parte em todos os conflitos do século XX, das sangrentas praias da Normandia ao colapso da União Soviética. Embora muitos não desejassem matar, era exatamente isso o que lhes foi ordenado, e o que infelizmente acabaram fazendo. Em paralelo às aventuras de Denyel, que se desenrolam cronologicamente de 1944 a 1989, acompanhamos também, no tempo presente, a jornada de Kaira e Urakin em busca do amigo perdido, que caíra nas águas douradas do rio Oceanus, durante a destruição da ilha-fortaleza de Athea em Herdeiros de Atlântida.


    Estava absurdamente ansioso para que as livrarias disponibilizassem mais essa obra do escritor brazuca pelas fantásticas já feitas anteriormente pelo mesmo. Sabe aquele sentimento de 'já acabou?' que fica ao terminar de ler um livro com uma pitada de 'do que será a minha vida até lançarem o próximo?' foi o mix do que senti ao terminar de ler o 'Herdeiros de Atlântida'.

    'Anjos da Morte' é o segundo livro da trilogia e segue a mesma linha de raciocínio de 'A Batalha do Apocalipse', contando fatos que se desenrolam no tempo atual e o que ocorreu no passado, contando a história de Denyel ao longo do século XX. Quando se refere aos dias de hoje, ela é protagonizada novamente pela maravilhosa ishin ruiva Kaira (coincidência, não?), a Centelha Divina, o querubim chamado de 'Punho de Deus', Urakin, e o 'Executor' Ismael, um hashmalin.

    Eu esperava que fosse um dos grandes títulos para ler neste ano, mas superou as expectativas; ler como um louco para saber o final. É bem por aí mesmo! O livro segue linhas lógicas, claras e torna o ler ainda mais prazeroso porque parte do que conta é integrante da História do mundo, o que faz o conto ser mais tangível, mais imersível, o que já ocorre na 'Batalha' por se passar praticamente todo na cidade do Rio de Janeiro e no 'Herdeiros' sente-se um pouco falta disso pois a maioria dos cenários era fictício, porém, o fato do autor descrever bem os detalhes de cada ambiente faz com que isso seja suprido. Também vejo a evolução do escritor no decorrer dos livros, pois quem acompanha o seu trabalho consegue perceber que no 'Batalha do Apocalipse' e no 'Herdeiros de Atlântida' o vocabulário é bem mais culto, literalmente uma linguagem bíblica. Foi amenizado no primeiro da trilogia e sanado, acredito eu, nesta terceira obra do autor.

    Para finalizar, gostaria de comentar sobre os personagens, pois todos eles têm o seu carisma, porém gostaria de destacar Ismael por não possuir qualquer. É um personagem completamente frio e veio para ser a cabeça e o cara dos 'contatos' que sabe aonde conseguir as informações necessárias, porém, é frio e bastante cético. Há um momento no qual Kaira questiona a sua fé, ele responde não possuir e ainda diz não acreditar em milagres, o que deixa a ideia de um 'anjo descrente', por mais esquisito que isso pareça, apesar de ter sentido. Veio para suprir a lacuna que antes era preenchida por Levih no 'Herdeiros'.

    O desfecho juntamente com o seu epílogo deixam aquele mesmo sentimento de 'que será a minha vida até o próximo livro?' aberto com a tristeza de saber que acabou, mas cada virada de página valeu a pena. Agora pergunto; o que você faria se seu amigo que tivesse cometido um sacrifício para te ajudar, para te manter bem, para salvá-lo?

    Trecho do livro:

    - Muito justo - Craig virou-se de lado. - Sendo assim, acho que vou indo. - As dores que ele sentia eram insuportáveis, e só o que o fazia aguentar eram as contantes injeções de morfina, aplicadas direto na veia, três ou quatro vezes ao dia. - Sabe, acho que tive o que mereci, no final das contas. Suponho que seja o que os amarelos chamam de "a lei universal do retorno". - Certo de ter cumprido com o seu dever, convicto de que não havia mais esperança, o ex-sargento da Grande Rubra encarou Denyel e solicitou, com a voz mortiça:  - Permissão para morrer, soldado.
    - É um pedido terrível, senhor, mas não me deixa saída. - O anjo juntou os pés, endireitou o corpo e bateu continência. - Permissão concedida.

    Espero que tenham gostado dessa resenha. É importante para o blog e por favor comentem; é o meu primeiro post nele e também a primeira resenha que faço na vida! =D

    Seus comentários são importantes!
    Abraços,
    Bom dia, boa tarde e boa noite ^^
    by  Cairo Silva

    OBS: Iremos disponibilizar depois um resumo do primeiro livro. 

    17 comentários :

    1. Hahaha adorei, amigo. Está aprovado. Adorei o que tu comentou do Ismael. Ele é tipo um Bobby (do Supernatural) muito útil só que chato. :D Parabéns pela resenha!

      E meninas: tem sorteio no blog, apareçam: http://umamamaeemapuros.blogspot.com.br/2013/06/primeiro-sorteio-do-blog-pantufa.html

      Beijos!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Roberta, muito obrigado pelo elogio e pela aprovação. Obrigado por me considerar merecedor de sua aprovação ^^
        É bem pelo Bobby mesmo!!! Não acompanho Supernatural, já vi um ou outro episódio, mas conheço o personagem.
        Beijos ^^

        Excluir
      2. Meu ateu favolito, xabia que tu ias longes e ainda vais mais!

        Excluir
    2. Parabéns pela primeira resenha, Cairo! Seja bem vindo.
      Essa série parece muito boa. Estou me remoendo de angustia pq o autor vai estar aqui na minha cidade hj e eu não vou poder ir pegar um autógrafo :(

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigado, Naty!!!
        Sou suspeito de falar por ser fã, mas as obras do Eduardo são ótimas!!!
        Pena você não poder ir vê-lo. Todos dizem que ele é bem receptivo e simpático. Não sei de onde você é, mas qualquer coisa, a bienal do livro em setembro vai estar aí pra isso!!! =D
        Beijos ^^

        Excluir
    3. Primeiramente, bem vindo ao blog, espero que goste pois o mundo literário é maravilhoso!

      Amei sua resenha, é a primeira que leio do segundo livro, espero logo ver o resumo do primeiro livro aqui!

      Mil beijinhos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigado pelas boas vindas e pelo elogio, Michelle!!!
        Sou também o responsável pela resenha do 'Herdeiros', mas irei relê-lo para falar com mais 'catiguria'... :P
        Beijinhos ^^

        Excluir
    4. Bem vindo Cairo, você escreve muito bem e conseguiu passar, pelo menos pra mim, direitinho o que se passa no livro. Tem gente que não consegue se expressar muito bem (tipo eu) hahaha.
      Quanto a resenha, eu adorei, já li a Batalha do Apocalipse e na verdade não consegui me apegar muito ao livro nem aos personagens, apesar de adorar esse gênero, achei a narrativa meio chatinha sabe e acabei não lendo mais nada do autor. Esse livro por outro lado me pareceu ser ótimo e não vejo a hora de ler o resumo do primeiro aqui =D
      Enfim, acho que vou dar sim uma chance ao autor, quem sabe né!!!
      Bem vindo de novo Cairo, espero que você goste o blog é muito bom e as meninas maravilhosas =D
      Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado, Fabi!!! ^^
        Bem, quanto ao 'Batalha' a estória é bem mais complexa assim como a linguagem utilizada. Pelo que entendi, o Eduardo quis passar aquela imagem de anjo austero, sério e com um código de honra impecável, paladino. Um samurai com trejeitos e preceitos ocidentais, resumindo... XD
        Sendo assim encontramos personagens que priorizam de modo absoluto o que é certo, de acordo com seus valores, aos seus próprios sentimentos, o que dá a sensação de frieza e pouco carisma por conseguinte.
        A pedido das meninas, fiquei responsável também pela resenha do 'Herdeiros', porém, como há tempos que o li, irei relê-lo para falar com mais autoridade.
        Beijos e muito obrigado pelos elogios!!! ^^

        Excluir
    5. Eu sou louca pra ler esse livro e o primeiro Filhos do Éden parecem ser muito bons e eu to super curiosa pela leitura, espero conseguir ler logo, pois eu to tipo "preciso desses livros".

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pode ler sem medo que cê vai curtir muito, Camila!!!
        Obrigado pelo coment!!! ^^

        Excluir
    6. Primeiramente, seja muito bem vindo ao blog, que você possa contribuir e muito para o blog. Agora sobre a obra, apesar de não ser um gênero que estou acostumada a ler fiquei bastante curiosa, principalmente pelo fato do ambiente se bem descrito, gosto disso. E sobre o seu questionamento no final, sinceramente, não sei o que faria.

      Beijos!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigado, Nathália!!! Farei o que puder para contribuir para o blog sim!!! ^^
        Fique tranquila quanto ao gênero, pois ele é bem simples de ser entendido e como o Denyel, que é o personagem que motiva a aventura de Kaira, Urakin e Ismael, passa por situações bem humanas, você vai se identificar bem com a sua história.
        Beijasos ^^

        Excluir
    7. Parabéns pela sua primeira parceria, quero ler mais agora rs,
      Você se expressa muito bem e conseguiu me passar muita emoção lendo sua resenha eu li e amei o livro e lendo eu revi muitas coisas legais e me deu vontade de rele lo, beijos.

      ResponderExcluir
    8. Eu gostei muito da resenha!
      Me deixou ainda mais curiosa para ler A Batalha do Apocalipse!!!
      Apesar de quase morrer ao fim de um livro assim é muito bom ficar na expectativa pelo próximo livro!
      Sucesso ao autor!!!!

      ResponderExcluir
    9. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

      ResponderExcluir
    10. Adoro os livros do spohr! Fantasia é um gênero que cresce muito no Brasil. Espero ansiosamente pelo lançamento do 3º livro!
      Abraços
      relicariodepapel.wordpress.com

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D