Entrevista - Ricardo Valverde
Marcadores:
Entrevistas,
por Aline Olinto,
Por Suelen Fernandes
Olá pessoal,hoje trago pra vocês mais uma entrevista com um escritor nacional. Agora iremos conhecer o escritor Ricardo Valverde, autor de "2012 - O menino que previu o apocalipse" e "2012 - O segredo do Monte Negev". Vamos conhece-lo?
1. Era Uma Vez O Livro - Quem é o Ricardo Valverde?
R: Sou eu (risos). Um cara simples, alegre e que gosta de conhecer pessoas e fazer amigos. Eu costumo sempre responder assim, quando perguntado a respeito de sucesso em relação aos livros: “Se eles estão me trazendo amigos, eu estou no caminho certo”.
2. Era Uma Vez O Livro - Como você descobriu que queria ser escritor?
R: “Se não existissem os livros eu não teria nascido neste planeta”. Esta talvez seja a frase que meus pais e meus amigos mais me ouviram dizer. Desde pequeno sou apaixonado pelas palavras, páginas, capas e até pelo cheiro dos livros. Nas noites mal dormidas eu costumava ir até a cozinha, encher um copo de suco de laranja e rubricar palavras, frases e pensamentos em um caderno velho, surrado, mas que eu gostava muito. Na época, eu deveria ter por volta de 16 anos. O mais divertido é olhar pra lá e ver o quanto não dormir me fez um cara feliz (risos). Quando minhas ações, sonhos e aspirações me levaram para a literatura, eu simplesmente sabia que tinha encontrado o meu destino. Não me vejo fazendo outra coisa.
3. Era Uma Vez O Livro - Além de escritor, você exerce outra profissão?
R: Além de escritor, sou professor, ator de teatro clown e ufólogo. Atuo como educador da APAE de São Paulo, onde atendo pessoas com deficiência intelectual.
É uma atividade que também me dá muito prazer!
4. Era Uma Vez O Livro - Conte-nos um pouco sobre o livro "2012 - O menino que previu o apocalipse".
R: “2012 – O menino que previu o apocalipse” conta a história de Michael, um garoto meigo, doce e sonhador, que vive no Cairo com o pai desde pequeno. Coincidência com a data do apocalipse (palavra que significa revelação), o menino nasceu no dia “21 de dezembro” de 1995, em Roma, na Itália. Às vésperas de completar 11 anos, Michael conhece uma senhora chamada Sybila, que vive dentro de uma caverna no Monte Sinai e passa a ser atacado por visões sobre o futuro. Dentre essas profecias, destaca-se a morte de pessoas próximas, catástrofes e o fim do mundo no dia em que completaria 17 anos de vida. Além de tudo isso, Michael vive um lindo romance com Catarina, a quem fez uma promessa.
Esse livro figurou entre os 15 mais vendidos do país, em abril de 2012, o que me trouxe muita felicidade.
5. Era Uma Vez O Livro - Além de "2012 - O menino que previu o apocalipse" você também lançou uma sequência chamada "2012 - O segredo do Monte Negev". Fale - nos um pouco sobre ele.
R: “2012 – O segredo do Monte Negev” corresponde à sequência de “2012 – O menino que previu o apocalipse”, mas não se trata de uma continuação linear, tampouco temporal. Os dois romances correm paralelamente e se entrelaçam por meio dos acontecimentos e do encontro entre os personagens. Esse livro é contado por um padre Franciscano, Horácio, que recebe a missão de ir até Negev, um deserto inóspito, localizado logo após o deserto da Judéia, em Israel, para tentar resgatar uma profecia milenar, que revela um possível retorno de Cristo a Terra, na pele de uma menina, às vésperas da data do apocalipse. Mas, talvez o maior segredo do livro seja a revelação da verdadeira identidade desse padre.
6. Era Uma Vez O Livro - Sabemos que você viajou para alguns lugares para construir os seus livros. Cite quais foram os lugares e como foi a viagem para você.
R: Estive em lugares lindos e que eu sempre tive vontade de conhecer. Em 2009, com o objetivo de ambientar o “2012 – O menino que previu o apocalipse” e criar os personagens com mais veracidade, viajei para Roma e Egito. O mais interessante de toda a viagem foi ficar hospedado no mesmo bairro onde o Michael (protagonista do primeiro livro) morava, em Midan Tahrir, bem próximo ao Museu do Cairo. Além disso, tive a oportunidade de fazer uma grande amizade, Nassar, que se tornou um personagem na história e a quem dediquei o livro. Ele me mostrou um Egito diferente do turístico, apresentando suas tradições, hábitos e manifestações culturais. Foi maravilhoso!
O mesmo ocorreu em 2011, quando me lancei a Terra Santa e conheci Israel. O objetivo aqui era passar a limpo a vida de Jesus e caminhar por onde ele havia caminhado, já que o livro “2012 – O segredo do Monte Negev” conta sobre seu possível retorno ao nosso mundo. Não podia ter sido mais lindo!
7. Era Uma Vez O Livro - Quais os seus planos para este ano?
R: Este ano está previsto para sair meu novo romance, intitulado “Quem sou eu?”, também pela Novo Século Editora. Se tudo der certo, ele ficará pronto até a bienal do Rio de Janeiro. Estamos muito felizes com essa obra e espero que os leitores a abracem com o mesmo carinho que eu senti ao escrevê-lo. É um romance ambientado em Israel (Tel Aviv e Jerusalém), que conta a história de três personagens com suas vidas interligadas pelo destino. Um doador de sêmen (Daniel) acometido pelo Mal de Alzheimer, um jovem (Benjamim) em busca de sua origem e um homem (Elad) à procura de um significado para viver.
8. Era Uma Vez O Livro - Se defina em uma palavra.
R: Alegre.
9. Era Uma Vez O Livro - Qual sua frase favorita?
R: São inúmeras frases que guardo em meu coração com enorme carinho. Vou deixar aqui a que abre o livro “2012 – O Segredo do Monte Negev”.
“A vida é um calvário. Sobe-se ao amor pela dor, à redenção pelo sofrimento”...
(Abílio Guerra Junqueiro, pensador, poeta e escritor português).
10. Era Uma Vez O Livro - Deixe uma mensagem para os leitores do blog.
R: Não tenham medo de se arriscar, de correr atrás de seus sonhos, tampouco de fazer o que mais amam. Sempre haverá um tesouro escondido, nos aguardando, exatamente aí.
Aproveito para agradecê-los! Muito obrigado e que um enorme e caloroso abraço os acompanhe.
Ricardo Valverde.
Livros do escritor.
Beijinhos!!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Boa entrevista. Não é meu estilo de livro, mas gostei da entrevista, até porque, a gente conhece o escritor.
ResponderExcluirAdorei a entrevista. Fiquei feliz em ver que ele é um autor que se preocupa com a veracidade das descrições no livro e que vai até o países onde o livro passa. Isso mostra o comprometimento dele.
ResponderExcluirParabéns pela entrevista. Não conhecia o autor nem os seus livros. Achei a sinopse de "2012 - O menino que previu o apocalipse" bem interessante. Vou procurar saber mais sobre ele.
ResponderExcluirÓtima entrevista! Ele tem cara de ser bem alegre mesmo como ele mesmo se define. Apesar de os livros não fazerem meu estilo, é bom conhecer novos autores que estão dispostos a contar um pouquinho da vida deles. E é bom saber que o autor se comprometeu a pesquisar e viajar para Israel, a fim de escrever coisas fieis ao lugar no seu livro. Bem interessante :)
ResponderExcluirBeijos.
Já tinha visto esses livros e nem sabia quem era o autor. Legal essa entrevista e saber mais,são bons livros.
ResponderExcluirGostei bastante da entrevista!!! Não conhecia os livros mas achei ambos bem interessantes, não é o tipo de livro q estou habituada a ler mas parece ser bem legal.
ResponderExcluirNão conhecia o autor e nem a obra =O
ResponderExcluirEstranho, amo essa temática e sempre vou atrás de novidades. Mas que bom conhecer agora, parece legal. E o autor parece bem simpático.
Ola Suelen tudo bom? gostei muito de sua entrevista com o Ricardo Valverde que por sinal é uma pessoa querida que eu tive o prazer de conhecer no lançamento do livro O monte negev,onde eu participei ajudando a recepcionar seus convidados, recentemente postei no meu blog novato dicas de livros com os livros dele, para os que não conhecem suas obras eu RECOMENDO, Parabéns pelo seu blog que é muito interessante por sinal.
ResponderExcluirhttp://aptidoessobalmainquieta.blogspot.com